A implantação das novas vagas de rotativo no último dia 29, no bairro Buritis, já provoca mudança no comportamento dos motoristas e dos comerciantes da região.
Enquanto alguns motoristas buscam as ruas paralelas para estacionar sem pagar, a venda de folhas de faixa azul aumentou em 300% e os proprietários de estacionamentos notaram grande procura por vagas em seus estabelecimentos, mesmo com o período das férias, quando o movimento no bairro cai bastante. Com o retorno das aulas, a expectativa é de um aumento de 30% na procura.
Muitas pessoas defendem a cobrança, porque consideram que a rotatividade no uso de vagas públicas democratiza o acesso.
Aqueles que discordam, preferem buscar alternativas, como o advogado Giancarlo Ferreira. Ele, geralmente, estaciona na Rua Vitório Magnavacca para ir à escola, porque ela não está sujeita à cobrança. Mas não está sozinho. Nos últimos dias, o fluxo de carros aumentou drasticamente naquele local, justamente por atrair muitos motoristas em busca de vagas grátis.
A Associação dos Moradores protestou contra a implantação das vagas sem um amplo debate público.
Diante dos questionamentos da Associação de Moradores, a BHTrans justificou oficialmente a medida em nota:
“Diante do crescimento da frota em Belo Horizonte, que dobrou nos últimos 10 anos, a demanda por estacionamento vem acompanhando essa tendência. Desta forma, a BHTRANS realiza, desde a sua criação, pesquisas diárias para acompanhar a evolução da demanda e a necessidade de estacionamento em locais que já possuem vagas do sistema ou para avaliar novos locais para implantação do rotativo.
Antes de implantar vagas de rotativo, a BHTRANS dá início a um estudo de demanda de estacionamento no local. Para tanto, é realizada uma ampla pesquisa para verificar o tipo de ocupação na região, como a presença de escolas, prédios públicos, consultórios médicos, comércio, entre outros, identificando assim os polos geradores de demanda.
Depois da implantação, a BHTRANS continua monitorando o local para verificar a necessidade de ajustes nos tempos de permanência estabelecidos”.
Agentes da BHTrans e da Polícia Militar já estão nas ruas para aplicar as penalidades para aqueles que não utilizarem o talão do rotativo nos horários exigidos. A multa por estacionar em desacordo com a regulamentação obrigatória do rotativo na capital é de R$ 195,23. O motorista ainda perde cinco pontos na carteira de habilitação.
Embora ainda não haja números relativos ao Buritis, de janeiro a julho, em Belo Horizonte, já foram aplicadas mais de 42 mil autuações, segundo o Departamento de Trânsito (Detran-MG). O número total ultrapassa ao total verificado no ano de 2016.
Uma outra polêmica em relação ao faixa azul diz respeito à permanência dos food trucks em vagas cativas da Avenida Professor Mário Werneck. Afinal, eles não deveriam pagar pelo uso do espaço? E não haveria a obrigatoriedade de utilizá-lo de forma rotativa, liberando a cada uma ou duas horas de uso?
Segundo a BHTrans, a fiscalização a esses veículos segue as mesmas normas aplicadas a todos os outros. Portanto, os estabelecimentos podem ser multados e até mesmo rebocados, caso sejam flagrados pela fiscalização sem a utilização do talão de faixa azul.
Vagas de 1 hora: de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h, e sábados, das 8h às 13h, exceto feriados
São 20 novas vagas físicas que geram 200 oportunidades de vagas rotativas.
Vagas de 2 horas: de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h, e sábados, das 8h às 13h, exceto feriados
São 76 novas vagas físicas que geram 380 oportunidades de vagas rotativas
Vagas de 5 horas: de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h, exceto feriados
São 25 novas vagas físicas que geram 50 oportunidades de vagas rotativas
No total, são 121 novas vagas físicas que geram 630 oportunidades de vagas rotativas.
A extração de sisos é crucial para a saúde bucal. Qual a idade ideal? Quais…
Entenda a importância de uma seguradora de carros para esse tipo de acidente
Por Rafael Braga Naturalmente durante o inverno, o movimento de sorveterias e gelaterias cai consideravelmente…
A amostra no Unibh com aparições de skatistas profissionais e surpresas ao público
Qual a importância dessa luta? Uma luta que utiliza desfiles e músicas para alcançar melhorias?…