por Welleson Mendes e William Araújo
De acordo com a opinião pública, ouvida pelo DataFolha e divulgada em 29 de agosto, Centros Médicos, Unidades de Pronto Atendimento e Hospitais são as carências prioritárias da cidade de Belo Horizonte. Segundo resultado, os serviços de atribuição do município vinculados à saúde geraram uma resposta negativa em 43% dos entrevistados.
Apesar de ficar em segundo lugar na opinião geral, com 20% das reclamações, a segurança pública de Belo Horizonte foi apontada como o pior serviço entre os jovens.
O Jornal Daqui BH foi às ruas e questionou a transeuntes, moradores e frequentadores do bairro, quais problemas os afligem. Indo ao encontro da pesquisa DataFolha, a maioria dos entrevistados também demonstraram preocupação com a saúde e segurança.
Outro fato demonstrado pela pesquisa é a influência direta da média salarial no revezamento de reclamações sobre a saúde e segurança. Quanto maior o salário do entrevistado, maior é a preocupação com segurança em detrimento da saúde.
Em abril de 2015, o Ibope ouviu 3,2 mil pessoas nas cidades de Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Porto Alegre, Brasília e Manaus. A pesquisa indicou que 75% dos beneficiários de planos privados de saúde estão satisfeitos com o serviço prestado.
Além disso, o questionário apresentou a saúde como o terceiro maior desejo do brasileiro, ficando atrás da educação e habitação. Em nenhum momento, a saúde foi deixada de lado, exprimindo a relação direta da saúde pública sobre as camadas menos abastadas da sociedade.
A lei 8080/1990 diz que o Estado deve promover acesso igualitário para tratamento, recuperação e proteção contra doenças ao indivíduo por meio do SUS. Em 2012, a lei complementar 141 indica que 15% das receitas anuais dos municípios devem ser aplicadas em saúde.
Os municípios possuem as seguintes atribuições sobre a saúde:
– Vacinação
– Consultas Médicas com clínicos
– Consulta de enfermagem
– Tratamento pré-natal
– Exame preventivo do Câncer de Colo de Útero
– Teste do Pezinho
– Exames de Hemograma Completo, Glicose, Exame Parasitológico de Fezes (EPF), Urocultura e outros
– Medicamentos de alta complexidade
No âmbito da segurança, é competência dos municípios criar planos preventivos contra a violência, prover equipamentos de iluminação pública, câmeras de vigilância e gestarem a guarda municipal, quando existir.
Para saber mais sobre as competências municipais, acesse www.daquibh.com.br/eleicoes-2016 ou o Portal do Brasil.
Apesar de ser o segundo bairro mais populoso de Belo Horizonte, o Buritis não possui, sequer, um posto de atendimento. Os domiciliados precisam migrar para bairros vizinhos quando precisam buscar um posto de saúde, seja para vacinarem-se ou conseguir medicamentos gratuitos.
Desse modo, o Jornal Daqui BH apresentou aos candidatos à vereança, moradores do bairro Buritis, duas perguntas sobre os assuntos Saúde e Segurança:
– “Algum candidato do bairro possui propostas para a saúde? Quais?”
L.A.F.C – residente no bairro Buritis e profissional da área de saúde.
– “O que os candidatos do bairro podem fazer para melhorar o policiamento e segurança?”
N.S.F – residente no bairro Buritis e profissional da área de segurança.
Obs.: O nome dos eleitores está sendo preservado pelas próprias iniciais do nome.
Saúde
Fazer promessas sem recursos é tentar enganar o eleitor!
Reduzir o custo da Câmara em 20%, coisa que é possível com a redução dos de cargos comissionados e a casa atuar apenas em sua atividade fim.
– No Planejamento Participativo Regionalizado–BH 2011 apresentei proposta da implantação de Centro de Saúde e esta será reapresentada.
– Revitalização dos córregos Ponte Queimada e Cercadinho, saneamento básico é questão de saúde.
– Convênio Universidade-Escola. Exame médico e dentário dos alunos da rede municipal, como prática para estudantes das universidades, acompanhados de seus preceptores.
– Tipagem de Medula Óssea: cordão umbilical
– Banhos sociais – Banheiros públicos
Segurança
Além de legislar o vereador deve exercer com afinco a fiscalização do executivo! Assim
se evitam perdas e teríamos muito mais recursos para a saúde, segurança e educação.
– Facilitar ocupação dos espaços públicos para manifestações culturais. Onde a sociedade ocupa de forma qualificada, a delinquência e a degradação, por si, afasta-se.
– Buscar uma maior presença do poder público, em área de alto risco social.
– Apoiar, assim como sempre fiz, a formação de grupos de autoproteção.
– Pressionar o estado para aumentar a presença e o efetivo de policiais nos bairros, agindo preventivamente, “Operação Presença”.
– Junto aos nossos Deputados Federais, propor uma revisão do Códigos Processual e Penal. A impunidade é alavanca do crime.
– Poda, iluminação.
– Combate à pichação.
Detalhes e propostas: www.paulogomide.com.br
Tenho dois projetos para saúde:
Médico da escola: No início do ano letivo equipes medicas (pediatra, enfermeiro, assistente social) visitariam as escolas e executariam exames em todas as crianças. No ato da matricula os pais responderiam um questionário com perguntas sobre a família, cujas respostas norteariam a assistente social em relação aos procedimentos a serem seguidos.
Exames online: as UPAS e demais unidades de saúde da rede municipal, seriam interligadas via online com uma central de consultas e marcação de exames junto à secretaria de saúde. O objetivo é dar celeridade a marcação de exames de especialidades, de pacientes que não podem esperar. Hoje tem pacientes com câncer que esperam mais de um ano por exame.
Projetos para a segurança:
O slogan da nossa campanha é “segurança como qualidade de vida” Não adianta exigir do poder público mais polícia em nosso bairro, se em bairros vizinhos não existe qualidade de vida. Tenho projetos que visam melhorar a qualidade de vida que serão abordados nas próximas edições.
No que diz respeito à segurança o bairro Buritis, bairro onde moro há 23 anos. Acredito ter medidas que podem nos oferecer maior sensação de segurança.
– Melhoria da iluminação pública, trocando as lâmpadas antigas por lâmpadas LED, e também executando novos pontos de iluminação
– Trabalhar para uma maior participação da guarda municipal no policiamento ostensivo. Devido ao relevo do Buritis, policiamento motorizado sobre duas rodas, sempre em duplas
– Efetivar uma base fixa da Policia na saída do anel rodoviário.
Saúde
Precisamos trabalhar na prevenção e atuar na origem resolvendo problemas de saneamento básico. Prevenir é melhor que remediar. Além disso é importante diminuir substancialmente desperdícios na área de tal forma que sobrem mais recursos para poder atender melhor a população. Por exemplo: uma consulta que é marcada mas o paciente não comparece, é um dinheiro jogado fora pois o médico poderia estar atendendo outra pessoa. Porque não integrar essas informações e sistemas? Como o bairro Buritis não possui um posto, o atendimento mais próximo ocorre nos Centros de Saúde Palmeiras, Vila Leonina ou Havaí. Mesmo assim, o encaminhamento depende da rua de residência da pessoa. Pela densidade populacional e o volume de impostos arrecadados, o Buritis necessita urgentemente que seja construído um posto de saúde. Veja: https://youtu.be/adStsOBvxwk
Segurança
Conforme citado frequentemente pelo Major Godinho da 126ª Cia que atende o Buritis, 90% da segurança é feita na prevenção. Incentivar as ações de prevenção é fundamental para a melhoria da segurança. Um exemplo disso são as câmeras instaladas pela BHTrans, pelo Olho Vivo e por particulares que poderiam estar todas integradas em um centro de monitoramento ostensivo de segurança setorial. No Buritis já estamos trabalhando em prol da segurança no COMSEBB (Comitê de Segurança do Bairro Buritis) em conjunto com a PM e no estabelecimento de redes como por exemplo a Rede de Comerciantes e Vizinhos Protegidos. Veja o vídeo: https://youtu.be/vUnH5rKiVjg
Saúde
Quanto a área da saúde, creio que no Bairro Buritis precisamos de um posto de saúde, com a respectiva equipe de pessoal, bem como equipe de Programa de Saúde da Família. Ainda, tenho como proposta a descentralização da prestação de serviços no hipercentro, o que poderá atrair outras opções de clinicas e profissionais para a região do Buritis, com incentivos fiscais para sua instalação.
Segurança
O policiamento deve ser melhorado com uma maior participação da guarda municipal na proteção de equipamentos públicos municipais, bem como a integração desta com o sistema de segurança estadual e federal. Vamos trabalhar para que a guarda municipal contrate mais agentes, bem como para uma reciclagem periódica de todos e aquisição e manutenção regular de seus equipamentos. Outra solução é a melhoria da iluminação pública, com a colocação de luminárias a meio poste.
Saúde
No exercício das atribuições de representante do povo no legislativo municipal, no que se refere à saúde, primeiramente intensificarei a fiscalização do repasse do município à saúde que conforme a lei complementar 141/2012 no § 7º deverá ser de 15 % sob a arrecadação de impostos a que se refere o art. 156 da CF/88.
Segundo ponto a ser priorizado é o uso de parte dessa verba não somente ao atendimento de pessoas doentes e sim à prevenção de doenças, acidentes e epidemias criando leis municipais que determinem a orientação através de palestras, cartilhas nas escolas municipais, nos postos de saúde e nas regionais.
Fiscalizar a ativação de 100 % do hospital do barreiro da permanência de atendimento do Hospital Risoleta Neves e fiscalização do atendimento do hospital Odilon Behrens.
Segurança
Solicitar ao prefeito que amplie o efetivo da guarda municipal para que haja um patrulhamento constante nos bairros. Fiscalizar a poda de árvores para melhorar iluminação das ruas da cidade, dificultando a ação de criminosos em lugares ermos. Criar projetos esportivos e culturais vinculados às escolas municipais com o objetivo de despertar o interesse de jovens da população de baixa renda à pratica de esportes e artes na tentativa de afastá-los das drogas.
Saúde
O poder público é responsável por proporcionar uma assistência a saúde de qualidade e gratuita por exigências constitucionais. São muitas as demandas e nem sempre o poder público consegue atendê-las adequadamente. No caso de nosso Buritis, por falta de representatividade política, não dispomos nem mesmo de um Posto de Saúde. Um verdadeiro absurdo, considerando as 80.000 pessoas que circulam diariamente pelo Bairro, entre moradores e população flutuante. Portanto, precisamos nos conscientizar da importância de elegermos um ou mais vereadores do bairro, que possam lutar por esta causa: A implantação de um posto de saúde municipal e a prestação dos serviços de saúde pública preventiva e corretiva que ele presta a comunidade.
Segurança
Entendo que com uma representatividade política atuante no bairro, podemos melhorar nosso sistema de monitoramento por câmeras, principalmente nos pontos onde assaltos e roubos se verificam com maior intensidade. Um maior intercâmbio com a nossa Polícia Militar para melhorarmos o policiamento ostensivo, com viaturas circulando 24 horas por dia. Uma maior divulgação dos serviços prestados pela Rede de Vizinhos Protegidos mantidos pela PMMG, com adesão de toda a comunidade e envolvendo também a Associação de Moradores. Implantação de sistemas de alarme estrategicamente distribuídos em pontos comerciais escolhidos, que seriam acionados em caso de ocorrências, dificultando a ação dos marginais. Esta é a razão de minha candidatura.
Saúde
Minha proposta é a de procurar dar mais agilidade através do uso da internet. Interligar todo o sistema por meio de aplicativos que permitam ao usuário ter mais informação sobre o melhor hospital a se dirigir, o melhor horário, obtenção de senhas online, etc. Ao atender uma ocorrência, o SAMU veria qual a característica, qual o profissional indicado e para onde dirigir o atendido. Com a sua utilização, poder-se-ia fazer estimativas realistas de quais especialidades são mais demandadas nas unidades, qual o horário de pico de forma a direcionar os profissionais para atendimento, qual hospital é mais indicado para determinados casos, etc. Também faria convênios com os hospitais privados de forma a aumentar a atuação oferecendo mais opções ao usuário.
Segurança
É o município quem detém mais informações e pode prover as polícias militar e civil de estatísticas. Sou favorável à GM ter porte de armas e aumentadas as suas atribuições. Devemos estabelecer mais parcerias com essas polícias como já vem sendo feito em alguns bairros com as Redes de Comerciantes e de Vizinhos Protegidos. Pode-se melhorar o monitoramento através de câmeras de vigilância e usar a capacidade do Centro de Monitoramento da Prefeitura. Conscientizar sobre a necessidade da ocorrência policial como base de dados para PREVENÇÃO. Valorizar o trabalho das polícias através de propagandas institucionais, trazer o policial para o seio da sociedade como um servidor em sintonia com as demandas e expectativas do cidadão.
Ainda não houve resposta por parte dos outros candidatos moradores do bairro Buritis.
A extração de sisos é crucial para a saúde bucal. Qual a idade ideal? Quais…
Entenda a importância de uma seguradora de carros para esse tipo de acidente
Por Rafael Braga Naturalmente durante o inverno, o movimento de sorveterias e gelaterias cai consideravelmente…
A amostra no Unibh com aparições de skatistas profissionais e surpresas ao público
Qual a importância dessa luta? Uma luta que utiliza desfiles e músicas para alcançar melhorias?…