Por Alexandre Santos

Ao passar pelo bairro Buritis, localizado na Região Oeste de Belo Horizonte, rapidamente é possível perceber o intenso fluxo de carros e pessoas que transitam diariamente pelo ambiente, sobretudo na Avenida Professor Mário Werneck, a principal do bairro, que corta o Buritis até o encontro com outra grande avenida da capital, a Barão Homem de Melo. Mas você sabe quem é Mário Werneck? 

Ilustre personagem para a história da engenharia mineira, o professor Mário Werneck de Alencar Lima nasceu em 1904, em São Paulo. Entretanto, apesar de sua naturalidade paulista, foi em Belo Horizonte que Mário se formou e construiu sua contribuição para a história. Na capital mineira, Mário Werneck se graduou na Escola Livre de Engenharia de Belo Horizonte, em 1925.

A escola que, segundo o jornal Estado de Minas, está diretamente interligada à história de Belo Horizonte, nasceu da necessidade da criação de escolas para formação de engenheiros, tendo em vista que, até a instalação oficial da nova capital, todos provinham de Ouro Preto. Assim, no dia 21 de maio de 1911 foi fundada a primeira escola para formação de engenheiros de BH. 

Na época dirigida por José Gonçalves de Souza, a escola iniciou suas atividades um ano depois de sua inauguração, oferecendo exclusivamente o curso de engenharia civil. A instituição só passou a ser considerada uma instituição pública em 1927, com sua incorporação à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Prédio onde funcionou a Escola Livre de Engenharia de Belo Horizonte hoje dá lugar ao Centro Cultural UFMG, na Avenida Santos Dumont, 174
Foto: Portal Yelp

A ligação entre Mário Werneck e a Escola Livre de Engenharia não terminou após a conclusão de sua formação acadêmica. Foi na instituição que Werneck passou a lecionar para as turmas de Física Experimental, recebendo o título de “professor catedrático”. Essa é a categoria mais alta que um docente universitário pode alcançar no Brasil. 

E não para por aí, o professor conquistou a cadeira de diretor da escola, atuando na gestão da instituição por vinte anos, entre 1944 a 1964, exercendo diversos mandatos consecutivos.Segundo o portal da PUC Minas, o engenheiro também foi o primeiro diretor do Instituto Politécnico da da universidade (IPUC), , entre 1973 e 1974. Mário Werneck foi o idealizador do instituto, com o apoio de Dom Serafim Fernandes de Araújo. 

O docente, que se destacou em sua passagem pela UFMG, chegou a ocupar cargos públicos, sendo Secretário de Obras da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e presidente da Sociedade Mineira de Engenheiros (SME). Por tudo isso, recebeu o título de cidadão honorário de BH. O professor Mário Werneck se aposentou em 1974, ao completar 70 anos de idade, e faleceu dois anos depois, em 1976.  

LIVROS ESCRITOS POR MÁRIO WERNECK               

Veja a seguir alguns livros escritos pelo professor que podem ser acessados por meio do Sistema de Bibliotecas da UFMG

  • Apostila de Termodinâmica (1953) 
  • Aspectos do ensino da engenharia (1961)
  • Elementos da turbina de vapor (1964)
  • Desafio a educação do engenheiro (1972)

E você? Já conhecia a história do professor que dá nome à principal avenida do Buritis? Conta pra gente nos comentários.

Saiba mais: 

[Texto] Como nasceu o bairro Buritis  

[Texto] Histórias que as ruas contam

[Texto] Edificações ajudam a contar história da Região Oeste da capital mineira