Por Iris Aguiar
Depois das despesas do fim de ano e de pagar os impostos, também chega o momento de pensar nos materiais escolares. Essa é uma despesa que faz parte do início de ano daqueles que precisam de renovação para o novo ano letivo.
Sair para as compras de materiais escolares no início do ano é rotina para a maioria dos pais e/ou responsáveis de crianças e adolescentes. Tais alunos(as) demandam diversos artigos de escritório e de papelaria para começar o ano letivo, com itens variando desde lápis a pacotes de folha de ofício.
Com tantos gastos, é preciso ficar esperto para conseguir economizar em meio a alta dos preços. Além disso, pais e responsáveis devem ficar atentos com as listas de materiais escolares para não serem cobrados abusivamente.
A alta dos preços dos materiais escolares, segundo a Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares (ABFIAE), pode chegar a 30%. O presidente executivo da associação,Sidnei Bergamaschi, afirma que os preços podem ter aumentos de 15% a 30%.
A ABFIAE explica que os fabricantes, as indústrias e os importadores estão sofrendo com o aumento no preço de diversas matérias-primas, como papel, papelão, plástico, químicos e embalagem. Os produtos importados, além de sofrerem impactos com a variação do dólar no Brasil, também são atingidos pelos aumentos de custos na Ásia e pela elevação dos preços de fretes internacionais.
Outros fatores também são pontuados como os principais motivos do aumento dos preços dos materiais em 2022, dentre eles a inflação pela qual passa o Brasil, com valores que subiram 0,73% em dezembro e fecharam 2021 com alta de 10,06%, em relação a 2020, de acordo com dados do IBGE. O encarecimento dos combustíveis também é outro fator que impacta nos custos de transporte das mercadorias, sendo traduzido no aumento dos valores dos artigos escolares.
A mãe do Pedro, de 9 anos, Ester Soares, que mora no Buritis, conta que percebeu um aumento significativo nos preços dos materiais escolares este ano. Para economizar, ela dá a dica:
“Não compro tudo no início do ano. Tem coisas que prefiro comprar quando for usar, pois já aconteceu de ter material que não foi usado. Então, deixo para comprar depois. O preço agora costuma ser maior devido à lei de oferta e procura”, explica Ester.
A escola do Pedro, que também está no Buritis, pede a lista de material coletivo, os pais podem escolher entre pagar o valor ou comprar os materiais. Mas Ester explica que ela prefere comprar e não pagar a escola. Essas listas são comumente pedidas em escolas privadas e pedem materiais de uso coletivo para estudantes.
Os pais também devem ficar atentos aos pedidos dessas listas de materiais exigidos pelas escolas. O Procon-BH alerta que nem tudo pode ser pedido na lista de material escolar.
“As instituições de ensino não podem solicitar itens que não são escolares, genéricos, e que não façam parte da execução do plano pedagógico, como materiais de escritório, de ornamentação da escola, de higiene e limpeza, ou de uso coletivo”, afirma em nota enviada ao Jornal DaquiBH.
O órgão afirma que esses itens devem estar previstos nos custos já embutidos no valor da mensalidade e, se aparecerem na lista itens de uso comum, o consumidor deve questionar à escola a cobrança deste tipo de material.
“Também é proibido à instituição de ensino exigir e definir a marca dos itens da lista, e condicionar a compra dos materiais a determinado estabelecimento, à loja específica, salvo uniforme e materiais didáticos próprios da escola”, explica.
O Procon-BH explica que os consumidores sempre devem ter a liberdade de pesquisar e comparar os preços, comprar os materiais que escolher, e na loja onde melhor se adequar sua capacidade financeira.
“Vale ressaltar que é prática abusiva qualquer negativa de efetivação de matrícula ou imposição de qualquer sanção em razão da recusa de entrega de material escolar” , reafirma o órgão..
Com todos os aumentos nos preços e a necessidade de compra de materiais escolares, separamos algumas dicas para quem ainda vai fazer as compras. Veja abaixo:
A extração de sisos é crucial para a saúde bucal. Qual a idade ideal? Quais…
Entenda a importância de uma seguradora de carros para esse tipo de acidente
Por Rafael Braga Naturalmente durante o inverno, o movimento de sorveterias e gelaterias cai consideravelmente…
A amostra no Unibh com aparições de skatistas profissionais e surpresas ao público
Qual a importância dessa luta? Uma luta que utiliza desfiles e músicas para alcançar melhorias?…