Por Arthur Scafutto e Ney Felipe
Nessa reta final para o Natal, o comércio de bairro se movimenta. Segundo pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), 78,2% dos consumidores da capital irão presentear alguém. A maioria das pessoas (64,2%) pretende comprar até três presentes e 14,5% irão adquirir mais de seis.
Segundo o presidente da CDL/BH, Bruno Falci
“Este período do ano é o melhor para o comércio. Ninguém quer deixar a data passar em branco. Mesmo que seja com itens de menor valor, as pessoas buscam presentear”.
Porém, as opiniões se dividem por aqui.
O Jornal Daqui BH foi às ruas do bairro para ouvir os comerciantes da região, de diferentes setores.
Para o proprietário de uma loja na avenida Mário Werneck, Márcio Garcia, o Natal deste ano apresentará um crescimento nas vendas. “Espero um aumento de 50%, visto que as pessoas não compraram presentes, mas sim lembrancinhas”.
Já Célio Silva Filho, também proprietário de loja na avenida Mário Werneck, pondera que os problemas econômicos deste ano deixaram os possíveis clientes inseguros para comprar, mas ainda assim, mantém-se esperançoso.“Em vista do começo do ano, neste período as vendas já aumentaram em torno de 40%. Não chega perto dos anos anteriores, mas a esperança continua”.
“Nossa loja tem um fluxo maior, por ser também uma papelaria, então torna-se um misto entre presentes de Natal e material escolar”. Fernanda Figueiredo, gerente de vendas.
Segundo Suzana Maria, dona de uma loja de roupas na avenida Mário Werneck, o período do Natal neste ano não se parece nem longe com anos anteriores.”Há muita diferença com anos anteriores, não está nem parecendo época de Natal”.
Veja a seguir o que os comerciantes do Buritis falam sobre a expectativa de vendas para o natal:
Confira alguns dados coletados na pesquisa feita pela CDL:
Sem comentários