Por Arthur Scafutto
O prêmio IAB – MG de Gentileza Urbana deste ano, tem, entre seus ganhadores deste ano, a moradora do Buritis Gracielle Torres em dois projetos: Comitê de Segurança do Bairro Buritis (COMSEBB) e Projeta seu Filho na Internet. Os dois venceram na categoria Cidadania. A premiação aconteceu nesta terça-feira, 11, no Auditório do Museu Histórico Abílio Barreto.
O Prêmio IAB – MG de Gentileza Urbana foi criado em 1993, por iniciativa do Departamento de Minas Gerais do Instituto de Arquitetos do Brasil, com o objetivo de reconhecer e motivar ações urbanas, de pequeno ou grande porte, que atuem em prol da sociedade. No caso de Gracielle, os projetos foram reconhecidos pelo IAB e renderam duas premiações.
O Comsebb foi fundado em maio de 2016, com o apoio da Polícia Militar, com objetivo de tornar o bairro mais pacífico para os moradores. Já o projeto, Proteja seu Filho na Internet teve início em 2000, com foco no combate à pedofilia e pornografia infantil. O projeto também tem o apoio da Polícia Militar, e faz blitze educativas para o combate à violência sexual infantil.
Além dos dois prêmios, Gracielle indicou mais um projeto que recebeu o prêmio de Generosidade. O projeto, Mister Bus, de Ricardo Teixeira, atua em prol da qualidade do transporte coletivo na capital.
Embora os projetos vencedores tenham origem em seus bairros, todos possuem o objetivo de tornar a vida melhor, para além dos limites regionais.
“Os dois projetos, têm como o objetivo a segurança, ou seja, ambos trabalham para Belo Horizonte. Então é importante saber que uma iniciativa que partiu do bairro Buritis tenha sido reconhecida pela população.” – Declara Gracielle
Confira a lista dos ganhadores deste ano:
Parabéns aos agraciados nesta edição do prêmio IAB MG Gentileza Urbana.
O Buritis já está colecionando troféus
Em 2006: Associacao do Bairro Buritis com o projeto “Recicla Buritis”.
2015: Projeto “Bom na bola, bom na vida”, Carlinhos Vasconcelos
2017: Comsebb: Projeto idealizado por Graciele Torres com a participação de outros moradores.
Eu me sinto bastante feliz pois participo de todos eles desde o início. Um privilégio!