Por Stephanie Morgana e William Araújo
Moradores de Comercinho, no Vale do Jequitinhonha – MG, receberam, do dia 5 ao 9 de dezembro, a visita dos membros do projeto de extensão “Vale Mais Saúde”, do Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Campus Estoril.
O objetivo do “Vale Mais Saúde” é transmitir conhecimentos sobre o consumo de água sem propiciar a veiculação de doenças. Além da educação de comunidades rurais, o projeto visa o planejamento e a adaptação de rotinas junto às autoridades em saúde municipal para garantir a continuidade do uso dos Cloradores.
Alunos dos cursos de Biomedicina, Medicina e Engenharia Química, orientados pelos professores e doutores Wander Jeremias e Maria Elena Walter, realizaram ações direcionadas a inspeção da água, acompanhamento de consumo e providenciaram as instalações dos Cloradores nos domicílios dos munícipes.
Clorador é um equipamento de Policloreto de Vinil (PVC) utilizado na desinfecção de água potável e de efluentes tratados. Além de descartar a necessidade de qualquer instalação elétrica, ele ainda serve para adicionar cloro na água de modo seguro, evitando a preocupação constante com o controle de dosagem.
A falta de água potável reflete diretamente no desenvolvimento de uma sociedade e, infelizmente, o consumo da água contaminada pode, também, representar alguns riscos à saúde. Por isso, para combater os germes e possíveis doenças é necessário realizar o tratamento antes desse consumo, sendo assim, o cloro é o agente químico desinfetante mais utilizado.
Nesta incursão, ocorreram as seguintes atividades:
A extração de sisos é crucial para a saúde bucal. Qual a idade ideal? Quais…
Entenda a importância de uma seguradora de carros para esse tipo de acidente
Por Rafael Braga Naturalmente durante o inverno, o movimento de sorveterias e gelaterias cai consideravelmente…
A amostra no Unibh com aparições de skatistas profissionais e surpresas ao público
Qual a importância dessa luta? Uma luta que utiliza desfiles e músicas para alcançar melhorias?…