Por Rafael Braga

Naturalmente durante o inverno, o movimento de sorveterias e gelaterias cai
consideravelmente comparado ao verão. Apesar disso, muitos profissionais têm adotado novas
estratégias para evitar impactos negativos no financeiro da empresa, como apostar em
alimentos quentes ou que fogem do padrão de uma sorveteria. Promoções também sao
estratégia bastante usada pelos proprietários.
De acordo com dados da Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS),
existem mais de 10 mil empresas ligadas ao setor de sorvetes e gelatos operando no país.

Com um faturamento anual maior de R$13 bilhões, o setor gera cerca de 100 mil empregos diretos e
200 mil indiretos. O consumo regional de sorvete e gelatos no Brasil é de 5% na Região Norte,
19% na Região Nordeste, 9% na Região Centro-Oeste, 52% na Região Sudeste e 15% na Região
Sul.

O tempo afeta praticamente todas as decisões do consumidor, já que tem um impacto
determinante no seu comportamento. Naturalmente, as pessoas deixam de consumir sorvetes,
picolés e relacionados, durante o frio. Isso impacta negativamente o comércio destes produtos
e preocupa os donos de sorveterias. Um estudo do comportamento das vendas em uma
empresa de sorvetes feito por um aluno de Engenharia de produção da Universidade de São
Paulo (USP), apresenta que o volume de vendas dessas localidades diminui em até 54% pela
variação da temperatura.

Maria Margareth Brandi, sócia-propietária da Guilatto Gelateria, localizada no Bairro Buritis,
confirma em entrevista ao Jornal Daqui, que o inverno causa uma queda considerável no
faturamento da empresa. Apesar do gelato ter temperatura mais amena por causa da
espatulação e processo de fabricação, entre a segunda quinzena de abril até a segunda de
junho isso acontece . Mas isso não os pega de surpresa, pois “trabalham o verão inteiro
pensando no inverno”, logo, preparam o caixa nessas épocas. Ela ainda completa, “ para quem
sobreviveu a uma pandemia, sobreviver aos impactos do frio no faturamento, é fichinha”.

Criar novas estratégias é essencial para manter e conquistar novos clientes, além de fazer com
que o faturamento não reduza tanto, segundo Margareth. A empresária nos conta que adota
estratégias criativas e formas diferentes de chamar atenção dos mesmos, como a Canjica
Guilatto, servida no inverno. É uma canjica servida quente acompanhada de gelato dentro do
prato. Além disso, investe em venda de produtos diferentes dos vendidos frequentemente em
gelaterias, como café, capuccino, casquinha gourmet e promoções para
chamar atenção dos fregueses.

Margareth ainda diz que criar novos sabores diferentes toda semana, como faz, desperta
sempre a curiosidade do cliente, fora o delivery que faz com que o cliente não enfrente o frio e
tenha o produto em casa.

“Independente da época do ano, o que atrai o cliente e o faz voltar é
a qualidade do atendimento e do produto, é coisa mais importante que podemos dar aos
nossos clientes.”.