Por Guilherme Egydio
A Copa Minas de futebol americano é o novo torneio no calendário do esporte do estado. Após o término do campeonato mineiro – Minas Bowl – por questões esportivas, os fãs poderão acompanhar a estreia do Sada Cruzeiro na disputa e apoiar as equipes de outras localidades.
As seis equipes foram chaveadas em duas divisões: a Centro e a Triângulo Mineiro. Na primeira, teremos o Betim Bulldogs, o Juiz de Fora Imperadores e o Sada Cruzeiro, enquanto na outra, estarão os times Unimed Miners, o Uberaba Zebus e o Araxá Red Wolves.
Com a não participação do atual tricampeão estadual, Minas Locomotiva, a Copa Minas 2017 será o primeiro torneio de Minas Gerais com um campeão diferente.
Laércio Azalim Jr, diretor de esportes da Federação Mineira de Futebol Americano (FEMFA), destacou suas expectativas e os principais objetivos que guiaram para a criação do novo torneio.
“Nosso principal objetivo é manter ativo o planejamento já efetuado pelas equipes filiadas, com um calendário de jogos efetivo para o primeiro semestre. Recebemos diversos sinais positivos dos clubes, o que nos possibilitou elaborar uma competição que tem tudo para entrar para a história do esporte mineiro. Queremos que a Copa Minas 2017 seja modelo de organização e planejamento e trabalharemos para que isso aconteça”, disse Laércio.
O atual presidente da FEMFA, Abraão Coelho, assim como Azalim Jr, reforçou a importância da Copa Minas para o aprimoramento do esporte no Estado:
“O nosso foco é o fortalecimento geral do futebol americano em Minas. Por isso, aceleramos um projeto que já fazia parte do planejamento para este ano. Com um calendário mais estruturado e inclusivo, o torneio nos dará a possibilidade de realizar uma excelente competição e garantir que esta base seja mantida por muito tempo”.
O torneio começa no dia dois de abril, com o confronto entre os Imperadores e a equipe estreante do Sada Cruzeiro, antigo BH Eagles. A grande decisão está agendada para o dia 19 de junho, sem hora e local definidos.
Para os atletas, será mais uma oportunidade de jogarem o esporte, que vem crescendo gradativamente em Minas e no Brasil. Com a criação da Copa Minas, os jogadores poderão, neste semestre, colocar novamente os capacetes.
Gustavo Barros, jogador da linha defensiva do Betim Bulldogs, acredita que o campeonato será mais organizado e que o clube deverá ter uma melhor participação:
“Espero um campeonato melhor organizado, até para evitar o que aconteceu com o campeonato mineiro (desfeito por motivos esportivos no início desse mês). Caímos em uma conferência forte, iremos em uma viagem cansativa a Juiz de Fora e enfrentaremos o Sada Cruzeiro, que é o grande favorito, da capital, a ser o campeão nacional. Mesmo assim, acredito em uma boa participação do Bulldogs”.
A extração de sisos é crucial para a saúde bucal. Qual a idade ideal? Quais…
Entenda a importância de uma seguradora de carros para esse tipo de acidente
Por Rafael Braga Naturalmente durante o inverno, o movimento de sorveterias e gelaterias cai consideravelmente…
A amostra no Unibh com aparições de skatistas profissionais e surpresas ao público
Qual a importância dessa luta? Uma luta que utiliza desfiles e músicas para alcançar melhorias?…