Aumento foi de quase 100% entre maio e outubro deste ano
Por Victória Farias e Welleson Mandes
Em 2016, até o momento, foram confirmados 13.154 casos de dengue na região Oeste de Belo Horizonte, um aumento de mais de 12 mil casos em relação a maio deste mesmo ano. Além disso, há 261 casos notificados aguardando o resultado. Os dados são do Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa).
Em toda a capital mineira, os números tiveram um aumento de quase 100%, totalizando 154.984 casos confirmados – elevação de 145.256 em relação a maio – e 3.168 casos não confirmados. O mês com maior ocorrência foi março, com 56.296 casos confirmados.
O Aedes aegypti – mosquito transmissor da dengue – é um problema de saúde pública no Brasil desde o início do século XX. Em 2016, até o momento, foram confirmados 49 óbitos por dengue em Belo Horizonte.
Apesar das ações para a prevenção da transmissão da doença serem constantes, o número de casos não para de crescer.
A dengue é conhecida por apresentar sintomas logo na primeira semana de contágio. Alguns dos sintomas mais conhecidos são febre súbita e alta, fortes dores de cabeça, dor atrás dos olhos, falta de apetite e paladar, dor nos ossos e articulações, manchas vermelhas, náuseas e vômito, além de moleza e cansaço.
Alguns cuidados devem ser tomados para evitar a proliferação do mosquito, como evitar água parada em piscina e potes de plantas. Para saber mais sobre os métodos de prevenção, clique aqui.
Moradores que identificarem possíveis focos de dengue, especialmente nas construções abandonadas no entorno no bairro, devem entrar em contato com técnicos da Zoonose pelo telefone 156 e solicitar visitas preventivas.
Precisamos de mais investimentos e de mais conscientização da população para um combate efetivo do mosquito! Excelente artigo, bem organizado e muito bem escrito.