Por William Araújo
Evento ocorre há 36 anos na região e é organizado por Milton Duarte, atleta e idealizador do “Projeto Sai da Rua Correndo”. O percurso teve cinco quilômetros, saiu do bairro Palmeiras, atravessou o bairro Buritis, passou perto do conjunto Estrela D’Alva e retornou ao Palmeiras.
Nesta data, que festejou a 36ª edição da corrida, houve a divisão de corredores entre homens e mulheres. A premiação de um tênis de corrida e a bonificação em dinheiro ajudaram a motivar ainda mais os participantes.
O primeiro lugar masculino ficou com o corredor Rafael Miranda Santos, que fez o tempo de 15 minutos e dois segundos. O segundo lugar foi de Kleber Guerra, 15 minutos e 38 segundos e José Constantino Lopes ficou na terceira posição, com 16 minutos e 27 segundos.
Na modalidade feminina, a vencedora foi Thaís Macedo dos Santos, com o tempo de 20 minutos e 32 segundos. A segunda posição foi de Zildilene Silva da Cruz, 20 minutos e 35 segundos. Terezinha de Jesus terminou a corrida em terceiro lugar com o tempo de 22 minutos e 18 segundos.
A corrida acontece há 36 anos e tem apoio da Prefeitura de Belo Horizonte. Para correr, os participantes tiveram que apresentar atestado de saúde, preencher ficha de inscrição e termo de responsabilidade, doar um quilo de alimentos não perecíveis e trajar vestimenta apropriada para o esporte.
Milton Duarte, idealizador da corrida, é natural de Nova Viçosa (BA) e se mudou para Belo Horizonte, no bairro Palmeiras, há 40 anos. Na década de 80, aproximou-se pelo esporte e desde então tem organizado eventos beneficentes na região.
Milton participou como atleta em 31 corridas oficiais. A “Maratona do Triângulo Mineiro”, de 2005, a qual concluiu em 6º lugar, possibilitou ao corredor a aquisição de dois lotes.
Hoje, educador aposentado, aconselha aos atletas iniciantes três itens básicos, em ordem de prioridade:
1º – Alimentação saudável, acompanhada por um profissional da nutrição.
2º – Acompanhamento técnico de um personal ou treinador, específico para a modalidade que pretende desempenhar.
3º – Manter a saúde. Mudar os hábitos de vida e fazer do esporte o seu leme.
Milton também organiza outros eventos beneficentes, como a Corrida do Dia dos Pais (em agosto), a Corrida do Dia das Crianças (em outubro e apoiada pela PBH) e a Corrida de Natal do Bairro Buritis, a ocorrer em dezembro.
Algumas corridas têm participações típicas, como é o caso da Corrida do Dia das Crianças, com a modalidade de jovens corredores. Esses garotos e garotas, que têm até 15 anos de idade, disputam os 100 metros, 800 metros e 1000 metros no evento.
Aos interessados em participar da próxima corrida será necessário acessar a página do “Projeto Sai da Rua Correndo” e, ou, fazer contato com o idealizador, Milton Duarte, pelo e-mail miltonmagnifico123@yahoo.com ou telefone (31) 995231835.
O próximo evento será a Corrida do Dia dos Pais, que ocorrerá em agosto, mas não tem data preestabelecida.
A extração de sisos é crucial para a saúde bucal. Qual a idade ideal? Quais…
Entenda a importância de uma seguradora de carros para esse tipo de acidente
Por Rafael Braga Naturalmente durante o inverno, o movimento de sorveterias e gelaterias cai consideravelmente…
A amostra no Unibh com aparições de skatistas profissionais e surpresas ao público
Qual a importância dessa luta? Uma luta que utiliza desfiles e músicas para alcançar melhorias?…