Por Thayane Domingos 

No último domingo (27), as campanhas eleitorais se iniciaram, com 15 candidaturas à Prefeitura de Belo Horizonte registradas na justiça eleitoral.

As eleições municipais de 2020 trouxeram novidades, como a candidatura de Marilia Garcia Domingues, do Partido da Causa Operária (PCO). A candidata é a mais nova entre os concorrentes, com apenas 24 anos de idade.

CONHEÇA OS CANDIDATOS E CANDIDATAS À PBH

Alexandre Kalil (PSD) e Fuad Noman (PSD)

Kalil tem 61 anos, é natural de Belo Horizonte e fez carreira como empresário e dirigente do Atlético. Na última eleição, concorreu pela primeira vez para prefeito de BH e venceu, no segundo turno, o ex-deputado João Leite (PSDB), com 52,98% dos votos.

Kalil lidera a corrida para vitória em primeiro turno, com 55% de intenção de voto, de acordo com pesquisa realizada pela Real Time Big Data, divulgada no último dia 23. Para a sua candidatura à reeleição, Kalil mudou de partido, saiu do PHS – Partido Humanista da Solidariedade e se filiou ao PSD – Partido Social Democrático. Além disso, substituiu seu atual vice Paulo Lamac, pelo economista Fuad Noman, que é Secretário de Estado de Transporte e Obras públicas.

Áurea Carolina (PSOL) e Leonardo Péricles (UP)

Áurea é natural de Tucuruí (PA), formada em Ciências Sociais pela UFMG e mestre em Ciência Política. Tem 37 anos. É educadora popular, com um histórico de lutas pelas causas negra e feminista. Foi eleita a vereadora mais votada de Belo Horizonte nas eleições de 2016. Em 2018, renunciou ao mandato na Câmara Municipal e apresentou sua candidatura à Câmara dos Deputados. Foi eleita com 162.740 votos e tornou-se a primeira deputada federal do PSOL em Minas Gerais, sendo a quinta mais votada do estado.

Com o vice Leonardo Péricles, novato do partido Unidade Popular (UP), se alia ao partido criado durante as manifestações de 2013, o mais jovem do país. O partido tem como objetivo unir a periferia e o trabalhador às questões políticas.

Bruno Engler (PRTB) e Mauro Quintão (PRTB)

Natural de Curitiba, Bruno Engler é coordenador do Movimento Direita Minas e está em seu primeiro mandato como deputado estadual. Foi o terceiro parlamentar mais votado do Estado nas eleições de 2018 e é o mais jovem político eleito na Assembleia Legislativa, com 23 anos. Mauro Quintão, também do PRTB, é o candidato a vice-prefeito.

Cabo Xavier (PMB) e Paula Maia (PMB)

Cabo Xavier tem 48 anos e é Policial Militar há 26, além de teólogo. Disputou a última eleição para o cargo de deputado federal pelo PPL. É presidente nacional do Partido da Defesa Social (PDS), que ainda está em formação e não pôde participar da eleição deste ano. Paula Maia, de 36 anos, compõe a chapa como vice.

Fabiano Cazeca (PROS) e Paula Gomes (PTC)

Nascido em Itapecerica, no centro-oeste de Minas, Fabiano Lopes Ferreira tem 66 anos.  Advogado, administrador de empresas e professor, Cazeca é empresário e o seu principal empreendimento é a Multimarcas Consórcios, única empresa mineira do setor presente em todos os Estados do país. Em 2018, Cazeca disputou uma vaga à Câmara Federal, mas os 19.698 votos não foram suficientes para sua eleição. O candidato também é conselheiro benemérito do Atlético e já concorreu à presidência do clube. A médica Paula Gomes (PTC), será a vice na chapa.

João Vitor Xavier (Cidadania) e Leonardo Bortoletto (DEM)

João Vítor Xavier é jornalista, radialista e deputado estadual em seu terceiro mandato consecutivo na Assembleia Legislativa. Começou sua carreira política em 2008, ao ser eleito vereador em Belo Horizonte. Atualmente, integra a equipe de esportes da Rádio Itatiaia, onde apresenta, diariamente, há mais de dez anos, o programa Bastidores – que entrevista personalidades do esporte e analisa os acontecimentos do futebol. Leonardo Bortoletto, do Democratas, será o vice de Xavier.

Lafayette Andrada (Republicanos) e Marlei Rodrigues (Republicanos)

Lafayette Andrada nasceu em Belo Horizonte e é formado em Direito. O candidato, de 53 anos, também estudou Agronomia na Universidade Federal de Lavras (UFLA), mas não se formou, e é técnico licenciado do Ibama. Foi vereador em Lavras entre 1992 e 1996, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Barbacena em 1997 e 1998, vereador em Juiz de Fora entre 2001 e 2004, secretário de Estado de Defesa Social de Minas Gerais em 2011 e 2012 e deputado estadual na ALMG por três mandatos. Em 2018, foi eleito deputado federal. Marlei Rodrigues, também do Republicanos, foi escolhida para compor a chapa como vice.

Luísa Barreto (PSDB) e Juvenal Araújo (PSDB)

É natural de Belo Horizonte e é servidora pública estadual na carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG). Foi secretária adjunta de Planejamento do Estado, entre janeiro de 2019 e junho de 2020, na gestão do governador Romeu Zema (Novo). É professora-convidada de Gestão Pública pela Fundação Dom Cabral (FDC) e, entre 2015 e 2018, foi a Chefe da Assessoria Técnica na ALMG da bancada da Minoria. Juvenal Araújo, também do PSDB, será o vice na chapa.

Marcelo Souza e Silva (Patriota) e Leandro Moreira (Patriotas)

Assumiu a presidência da CDL Belo Horizonte no ano passado, onde atua desde 1989, e esteve à frente do pleito dos comerciantes em relação à reabertura do comércio na capital mineira por conta da pandemia de coronavírus na capital. Já foi vice-presidente da entidade em diversas gestões e, entre 2013 e 2015, foi Secretário de Desenvolvimento Econômico e Secretário da Regional Centro-Sul, na capital mineira. É natural de BH e tem 54 anos. O vice dele na chapa será Leandro Moreira, também do Patriotas.

Marilia Garcia (PCO) e Silvanio Vilaça Pacheco (PCO)

Estudante de Letras, Marília é uma das coordenadoras nacionais da Aliança da Juventude Revolucionária (AJR). Ela tem 24 anos. Em 2018, Marília foi candidata ao cargo de deputada federal, mas teve o registro indeferido pela justiça eleitoral. Silvanio Vilaça Pacheco, também do PCO, será o candidato a vice.

Nilmário Miranda (PT) e Luana de Souza (PT)

Natural de Teófilo Otoni, Nilmário Miranda foi deputado estadual constituinte por Minas entre 1987 a 1991, deputado federal por cinco mandatos, ex-ministro de Direitos Humanos no governo Lula e candidato por duas vezes ao governo de Minas Gerais, em 2002 e 2006, tendo perdido, nas duas vezes, para o hoje deputado federal Aécio Neves (PSDB). Antes de anunciar a pré-candidatura, estava na presidência do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos de Minas Gerais (Conedh). Luana de Souza, também do PT, foi escolhida para compor a chapa como candidata a vice.

Rodrigo Paiva (Novo) e Patrícia Albergaria (Novo)

Rodrigo Paiva é belo-horizontino, formado em Engenharia Civil e fez mestrado no Massachusetts Institute of Technology (MIT). É empresário no ramo de tecnologia da informação e fez parte da administração do governador Romeu Zema (Novo), no comando da Companhia de Tecnologia do Estado de Minas Gerais (Prodemge), até o início de junho, quando precisou se desincompatibilizar para ser candidato. Em 2018, Paiva concorreu ao Senado, obtendo 1,342 milhões de votos, mas não foi eleito.  A vice escolhida para compor a chapa é a médica Patrícia Albergaria, do mesmo partido que Paiva.

Wadson Ribeiro (PCdoB) e Kátia Vergílio (PCdoB)

Natural de Juiz de Fora, Wadson Ribeiro tem 44 anos, é formado em Administração Pública, foi secretário executivo do Ministério do Esporte e líder estudantil da União Nacional dos Estudantes (UNE) e também da União da Juventude Socialista (UJS). Foi candidato a deputado estadual e a deputado federal por Minas Gerais, sendo atualmente o primeiro suplente da sua coligação na Câmara dos Deputados. Também preside o PCdoB no Estado. Kátia Vergílio foi anunciada como vice na chapa.

Wanderson Rocha (PSTU) e Firmínia Rodrigues (PSTU)

Mestre em sociologia pela Universidade de Coimbra, em Portugal, Wanderson também atua em movimentos sindicais. Tem 46 anos. Candidata a vice na chapa, Firmínia Rodrigues também é do PSTU. Em 2008 e 2016 concorreu as eleições para vereador, no ano de 2018 disputou para deputado estadual, mas não foi eleito.

Wendel Mesquita (Solidariedade) e Sandra Bini (Solidariedade)

É natural de Belo Horizonte e formado em Comunicação Social. Atualmente, é professor e deputado estadual em seu primeiro mandato. Foi vereador na Câmara Municipal de Belo Horizonte por dois mandatos consecutivos, onde ingressou em 2013.  Antes de entrar para a política, Mesquita criou e coordenou um cursinho pré-vestibular comunitário e idealizou o Projeto Brasil Melhor, que desenvolve atividades educativas e culturais para pessoas de baixa renda. Sandra Bini, do mesmo partido, será a candidata a vice na chapa de Mesquita.