Por William Araújo
Quem imaginaria que o Buritis nasceu como um golpe do destino, desencadeado por uma série de eventos.
Muitos sabem, a fazenda deu lugar ao loteamento Buritis, que pertenceu ao químico industrial Aggêo Pio Sobrinho. Entretanto, não foi ele o responsável pela criação do bairro. Foi outro Aggêo.
Ainda, se você já se pegou pensando no motivo do local ter esse nome e não ter nenhuma árvore Buriti, hoje chegou o dia de descobrir o porquê.
Veja a reportagem completa no link abaixo:
A extração de sisos é crucial para a saúde bucal. Qual a idade ideal? Quais…
Entenda a importância de uma seguradora de carros para esse tipo de acidente
Por Rafael Braga Naturalmente durante o inverno, o movimento de sorveterias e gelaterias cai consideravelmente…
A amostra no Unibh com aparições de skatistas profissionais e surpresas ao público
Qual a importância dessa luta? Uma luta que utiliza desfiles e músicas para alcançar melhorias?…
View Comments
Sou morador do Buritis e gostei de saber da origem do bairro...... Mas.... onde ficava o lago citado na materia e que seria em frente a sede da fazenda ?
Olá, sr. Marcelo. De acordo com o sr. Aggêo Lúcio, filho do Aggêo Pio Sobrinho, o lago era artificial e ficava próximo à segunda etapa de loteamento do bairro, conhecida como Buritis II. A referência é a rua Rubens Caporalli Ribeiro (filho mais velho do Aggeo Pio Sobrinho).
Não se esqueça de seguir a nossa fanpage http://www.facebook.com/jornaldaquibh
Muito bom trabalho de pesquisa histórica.
A equipe agradece seu reconhecimento, Luiz.
Não se esqueça de curtir a nossa fanpage http://www.facebook.com/jornaldaquibh
Excelente reportagem!!!!
Ótima reportagem, tenho 44 anos, sou nascido no Betânia e acompanhei o desenvolvimento do Buritis, inclusive foi nas suas ruas desertas que eu aprendi a dirigir, me lembro que existia a Mendes Jr. , uma placa com o nome buritis no local mais alto do bairro e um poço onde tomavam banho que chamava-se" Fazenda do Argeu. Bons tempos.
Bom dia. Acompanhei no final da da década de 1970 e inicio da década de 1980, o desenvolvimento do bairro buritis. Morava na Cidade Jardim, era proprietário de uma marcenaria no Barreiro e passava pela av. Mário Werenck , subia em frente a Escola Americana, que na época era a unica construção da região p pegar o anel rodoviário. Nesse percurso ainda havia um trecho de estrada de terra. Obs. Onde vcs falam Empresa Mendes Sá, o correto é Construtora Mendes JR. Seria interessante que Informassem que o Bandeirante João leite da Silva Ortiz, foi o fundador de Belo Horizonte. Obr.
Amei a reportagem,amo BH e me ingresso por toda a história de minha cidade
Muito bom. Interessante conhecer a história de onde se vive. Gostaria de saber também da história do barreiro e se há relação com o Barreiro do Amaral de Santa luzia.
Excelente texto. Moro no bairro desde 1995, me mudei quando tinha apenas 7 anos. Adorei conhecer a história do lugar onde me criei. Parabéns aos idealizadores do site e ao redator da matéria.
Enriquecedor, parabéns
Bela reportagem. Conheço o Buritis desde a década de 80 e acabei vindo morar aqui em 2003. Me chamou a atenção na reportagem a ausência da Construtora Mendes Júnior. Em nenhum momento ela é citada, mesmo com nome oculto. Entendo que ela também teve participação fundamental na evolução deste bairro. Ainda assim, foi uma boa leitura. É sempre bom conhecer nossa história. Parabéns!