Por Victória Farias
Em Belo Horizonte, o Outono é conhecido pelas baixas temperaturas e festas juninas. Não por acaso, os cardápios, nesta época, são tomados por comidas quentes, como caldos e quentões, pipocas e milhos cozidos. Além dessa variedade culinária, o mês de junho também é caracterizado pelas apresentações e danças típicas, chamadas “quadrilhas”.
No bairro Buritis não será diferente, as festividades juninas começarão no dia 3 de junho, a partir das 13h, com comidas, bebidas, shows, sorteios, espaço kids e barraquinhas de jogos e pescaria.
No dia 4, a partir das 10h, ocorrerá o “Arraial Infantil”, com concurso de noiva e caipira melhor caracterizados. O evento acontecerá na rua Henrique Badaró Portugal, no bairro Buritis, e a entrada é franca.
Durante o evento…
Vídeo feito por Roberto Reis, leitor e morador do bairro Buritis.
“Maravilhoso” para quem mora nas imediações. “Parabéns”, primeiramente, para a Prefeitura de BH, que é a primeira a dar mal exemplo para se ignorar o direito ao silêncio, transformando cada vez mais regiões residenciais em zonas mistas, e permitindo, por exemplo, que bares da região tenham música até as 23h (ao arrepio do Código Civil, que estabele as 22h e limites de decibéis bem abaixo do que a Prefeitura “regulamentou”). E “parabéns” também à Associação de Moradores do Buritis, que não só permite como estimula eventos deste tipo, num final de semana, num bairro eminentemente residencial. Ambos – Prefeitura e Associação – capachos dos interesses comerciais de bares e restaurantes.
Sr. Ivan,
Como presidente da Associação do Bairro Buritis, venho aqui pontuar que não temos vínculo ao evento em questão. Além disso, esclareço que não temos poder de veto sobre autorização da Prefeitura sobre nenhum evento. O que temos feito é influenciar que eventos no bairro prefiram a Av. Senador Lima Guimarães entre Mário Werneck e José Rodrigues Pereira pois é uma área comercial com poucas residências nas redondezas minimizando os impactos. Quanto aos parabéns agradeço mas gostaria que se informasse melhor antes de tecer críticas sem fundamento. Assita o vídeo no facebook.com/associacaobairroburitis da reunião da última terça-feira e conheça melhor o trabalho voluntário que vem sendo feito para que não seja injusto medindo os outros com sua régua.
Att,
Braulio Lara – ABB
Também não consigo entender como a Prefeitura autoriza eventos como esse em um bairro muito, muito residencial. Ainda mais ao lado do maior condomínio do bairro Buritis, se não me engano. A perturbação começa na madrugada de sexta para sábado, com a montagem das estruturas de madrugada. Depois, são dois dias inteiros de intenso barulho. No domingo, a desmontagem ocorre pela madrugada afora. Ninguém descansa, ninguém dorme. E ainda tem confusão no trânsito. A Rua Eli Seabra Filho é estreita, tem linhas de ônibus que passam por lá. e poderia enumarar aqui outro problemas gerados com os eventos na Av. Henrique Badaró.
Por favor Associação do Bairro Buritis, olhem por nós!