Por Fernanda Freitas
Uma audiência pública realizada pela Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor, em 19 de outubro, estabeleceu a volta das atividades realizadas pelas cooperativas de reciclagem em Belo Horizonte. Nela, foi feito um acordo entre os trabalhadores e a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU).
A medida foi publicada no Diário Oficial do Município e passou a valer no dia 26 de outubro. Durante esse tempo, foram implementadas as adaptações necessárias para manter os trabalhadores em segurança e evitar a contaminação pelo coronavírus. A atividade foi paralisada em 23 de março.
Os coletores participaram de cursos sobre medidas de saúde na pandemia. A Maria Alves, que é integrante da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Belo Horizonte (COOPEMAR) participou dos cursos e enfatiza a importância da colaboração de todos. “Temos que tomar cuidado, pois isso [infecção pelo coronavírus] é imprevisível. Mas contamos com o apoio da população, pois a nossa obrigação é seguir as normas de protocolo da saúde”.
Dentre as novas medidas adotadas, agora, o material recolhido ficará em quarentena antes do manuseio dos trabalhadores, e a população também pode e deve contribuir para a segurança dos catadores adotando métodos como: a higienização dos materiais a serem recolhidos e guardá-los em local seguro, por uma semana, antes da coleta. Para a Maria, a quarentena dos materiais vai ser mais um detalhe, que não atrapalhará a retomada das atividades. “Juntos somos fortes e vamos vencer mais esta batalha”, enfatiza.
Para as coletas porta a porta, o retorno acontece nos mesmos dias e horários anteriores à paralisação das atividades. No Buritis, a coleta acontece parcialmente, às segundas-feiras.
A fim de otimizar a coleta, também serão implantados por toda a cidade Pontos Verdes, que em dois compartimentos coletam papel, metal e plástico, e vidro. Os materiais precisam ser limpos antes de depositados nos compartimentos. Os Pontos Verdes substituem os antigos Locais de Entrega Voluntária de Recicláveis (LEVs). Para saber onde está o Ponto Verde mais próximo, acesse https://prefeitura.pbh.gov.br/slu/informacoes/coleta-seletiva/ponto-a-ponto.
Confira as orientações da Prefeitura de Belo Horizonte para a volta da coleta seletiva na cidade:
– Nos Pontos Verdes da prefeitura, há um coletor exclusivo para vidro e outro para papel, metal e plástico. Use-os corretamente;
– Preserve os equipamentos da coleta seletiva instalados pela cidade;
– Nunca misture o lixo domiciliar ao reciclável;
– Não coloque resíduos orgânicos e os não recicláveis próximos ao coletor;
– Ponha o lixo comum na calçada de sua residência ou de seu comércio, bem-lacrado, somente nos dias e horários de recolhimento;
– Não jogue entulho no Ponto Verde. Móveis velhos, restos de obras, pneus, poda e outros resíduos volumosos não tóxicos devem ser levados para uma Unidade de Recebimento de Pequenos Volumes (URPV);
– Por causa da pandemia do coronavírus, higienize os materiais em casa;
– Guarde os resíduos em local seguro por, pelo menos, uma semana para ampliar a descontaminação;
– Descarte os resíduos recicláveis somente dentro do equipamento coletor;
– Ao manusear os recicláveis, use máscara e luvas;
– Lave bem as mãos e use álcool 70%.
A extração de sisos é crucial para a saúde bucal. Qual a idade ideal? Quais…
Entenda a importância de uma seguradora de carros para esse tipo de acidente
Por Rafael Braga Naturalmente durante o inverno, o movimento de sorveterias e gelaterias cai consideravelmente…
A amostra no Unibh com aparições de skatistas profissionais e surpresas ao público
Qual a importância dessa luta? Uma luta que utiliza desfiles e músicas para alcançar melhorias?…