Uma saída para as filas do Sistema Único de Saúde é a parceria com as escolas de medicina
Por Warley Carvalho
No bairro Estoril, a clínica escola de atendimento à saúde tem sido uma alternativa para a comunidade que necessita de atendimento médico. A clínica fica na Avenida Professor Mário Werneck, 1685, e recebe a comunidade do Estoril e do Buritis.
A região carece de hospitais e centros de saúde. Os mais próximos estão em bairros vizinhos, a exemplo, o Centro de Saúde Palmeiras, Centro de Saúde Villa Leonina – no bairro Pantanal – e o Centro de Saúde Havaí.
A paciente Maria Aparecida Pereira, doméstica, conta que prefere a clínica pois o atendimento é minucioso, personalizado, ela conta também que há certa demora, mas é melhor que em outros lugares.
Por se tratar de uma escola, cada paciente é acompanhado, de perto, por dois profissionais. Um que está aprendendo e outro, já formado e com experiência em medicina, que avalia e discute os métodos usados pelo primeiro.
Os pacientes são direcionados dos postos de saúde da região ou das UPAs.
Quem procura a clínica escola vem para atendimentos especializados como fisioterapia e nutrição, ou pelo simples fato da localização ser mais próximo de suas residências.
A cada semestre são ofertados atendimentos diferentes, e por ser um local de aprendizado. A clínica não trabalha com agendamentos diretos e oferece as seguintes especialidades:
- Clínico Geral
- Urologia
- Cardiologista
- Oftalmologista
- Dermatologista
- Pneumologista
- Endocrinologista
- Otorrinolaringologista
- Gastroendocrinologista
- Neurologista
- Reumatologia
- Angiologia
Os pacientes externos que buscam pelas especialidades de Fisioterapia e Nutrição precisam ir ao centro de saúde mais próximo, na região, e solicitar um encaminhamento para a clínica. Com o pedido do SUS e a ficha de encaminhamento, basta ligar na recepção e agendar a consulta.
Para as demais especialidades, o encaminhamento acontece via SUS, e é automático.
Os estudantes que atuam na clínica se sentem satisfeitos por atenderem a comunidade e enriquecer, assim, a aprendizagem.
“O fluxo de pacientes gira em torno da quantidade de alunos disponíveis para atender. Assim, quem precisa da consulta, não fica em longa espera. Antes de ir para os atendimentos na clínica os estudantes são capacitados em sala de aula com as técnicas necessárias para a prática. Os pacientes ficam mais felizes com nosso atendimento, porque não analisamos só as queixas, nos preocupamos com o cuidado com todo o corpo. Por outro lado, não atendemos casos complexos, pois estamos no nível de atendimento básico”.
Fred Mendonça, estudante de medicina.
“Apesar de ser um pouco longe de casa, é melhor esperar. O cuidado e o carinho dos médicos é o que mais me chama atenção. E aqui é uma troca. Nós precisamos dos médicos e os médicos precisam da gente para aprender”, conta a paciente Maria.
Para garantir a qualidade do atendimento e ensino, Isabela Santiago Ribas, nutricionista e preceptora (responsável por conduzir e supervisionar, na área medica, o desenvolvimento dos alunos), ouve o feedback dos graduandos sobre o atendimento e juntos elaboram o melhor caminho para aumentar a qualidade de vida do paciente.
A clínica escola do UniBH fica na Avenida Prof. Mário Werneck, 1685, Bloco C2 – Estoril.
Horário de atendimento
Segunda a sexta-feira, das 7h40 às 17h
Contatos: (31) 3319-9509 / (31) 3319-9345
Boa tarde
Sou Gabriela, moro na cidade de Santa Bárbara Minas Gerais, e gostaria sou casada há 10 anos e eu meu maior sonho é ser mãe. Mas o meu marido fez vasectomia pois ele já foi casado e tem 2 filhos do primeiro casamento.
Gostaria de saber se tem a possibilidade da reversão da cirurgia. Mas não temos condições de fazer o procedimento participar, eu consigo informações neste e-mail para fazer o procedimento por aqueles atendimentos realizados em universidade onde os alunos estão estudando sobre a especialização.
Desde já agradeço a atenção. E peço desculpas caso não seja email de contato não seja pra isso. Eu só quero mesmo informação.
Att
Gabriela