Por Victória Farias e William Araújo
De acordo com o DataFolha, no período eleitoral de 2016, projetos para saúde pública estavam entre as maiores preocupações dos votantes de Belo Horizonte. Além disso, segundo o instituto de pesquisas, Centros Médicos, Unidades de Pronto Atendimento e Hospitais são as maiores carências da cidade.
E, apesar de o Buritis ser apontado como o bairro mais populoso de Belo Horizonte, não possui, até hoje, um equipamento público de saúde.
Para driblar a ausência deste direito, moradores recorrem às farmácias, onde serviços são básicos, como medição de pressão, por exemplo. Quando precisam de um atendimento mais especializado, são obrigados a migrar para outros bairros em busca de Upas e postos de atendimento.
E, pretendendo não fazer tamanha jornada, optam por serviços particulares, até então, pulverizados pelo bairro.
Com a recente inauguração do Centro Médico Dr. Buritis, no dia 16 de janeiro, estas especialidades médicas espalhadas pela região, agora, podem ser encontradas reunidas em um mesmo local. Veja quais são as especialidades de atendimento:
* As descrições servem apenas para elucidar sobre as especialidades médicas
Além das especialidades oferecidas acima, o Dr. Buritis presta serviços como exames de sangue, urina, fezes, imagem, pequenas cirurgias e procedimentos estéticos.
A clínica ainda está em processo de estabelecimento de parcerias e convênios. Para saberem mais, os interessados deverão entrar em contato pelo e-mail contato@drburitis.com.br ou pelo telefone (31) 3337-3000. O Centro Médico está localizado na rua Professor Walter Guimarães Figueiredo, n. 90, bairro Buritis. O site da clínica é www.drburitis.com.br .
Em 2011, a Prefeitura de Belo Horizonte iniciou as etapas do Planejamento Participativo Regionalizado (PPR). A estratégia foi criada para intensificar a Gestão Compartilhada entre a PBH e os munícipes, com a finalidade de serem feitas as melhores escolhas de obras e projetos para cada região da cidade.
Para isso, as regionais da cidade foram subdivididas em zonas de semelhança chamadas Territórios de Gestão Compartilhada (TGC). Nelas, grupos de moradores poderiam propor melhorias e obras para os locais em que moravam. O território feito pela PBH que incluía o bairro Buritis foi o Oeste Cinco (O5).
De todas reuniões ocorridas entre a PBH e os grupos de cada TGC, a última ocorreu no bairro Buritis, em maio de 2016. No evento, o secretário de obras vigente na época, Josué Valadão, respondeu sobre as 18 demandas apresentadas pelo grupo do território O5 (de moradores dos bairros Buritis, Estoril, Olhos D’Água e Estrela Dalva).
Dentre os pedidos, estava a necessidade de inserção de um órgão público de saúde no bairro Buritis e uma Umei. Mas, em resposta, o secretário de obras disse que a qualidade declivosa dos terrenos da PBH, no local, não permitiam a instalação de um equipamento de saúde.
Meses depois, o processo eleitoral para Prefeito e Vereadores de Belo Horizonte se iniciou e não faltaram promessas sobre a instalação de equipamentos públicos de saúde na região. Entre os candidatos, dois despontaram na escolha dos eleitores: João Leite e o novato Kalil.
O candidato João Leite já havia prometido, no pleito de 2000, com seu vice Elias Murad, a construção de uma “Casa do Coração”, no bairro Buritis. Em 2016, mostrou-se inclinado a fazer obras mais abrangentes, caso eleito.
Contudo, perdeu a eleição para o candidato Alexandre Kalil, novato que saiu pelo partido PHS.
Segundo o atual prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PHS), em sua campanha, os bairros que não possuem esse tipo de serviços serão avaliado – começando pelos mais carentes e terminando pelos bairros que têm moradores com maior poder aquisitivo.
O Buritis, por ser uma bairro de classe média alta, não se encontraria dentro das intenções do novo prefeito de Belo Horizonte; sem nenhuma previsão para receber, a curto prazo obras públicas para esse tipo de serviço, de acordo com entrevista cedida por Kalil ao Jornal Daqui BH.
Além disso, para Kallil (PHS), UMEI’s e postos de saúde não são obras, mas sim uma necessidade de pessoas mais carentes.
As farmácias localizadas no bairro são:
Bétulla Farmácia – Av. Professor Mário Werneck, 2474
Drogaria Araujo – Estoril – Av. Professor Mário Werneck, 1340
Drogaria Araujo – Mário Werneck – Av. Professor Mário Werneck, 2680
Viafarma Delivery – Av. Professor Mário Werneck, 1842 – Estoril
Droga Raia – Av. Professor Mário Werneck, 1328 – Estoril
A extração de sisos é crucial para a saúde bucal. Qual a idade ideal? Quais…
Entenda a importância de uma seguradora de carros para esse tipo de acidente
Por Rafael Braga Naturalmente durante o inverno, o movimento de sorveterias e gelaterias cai consideravelmente…
A amostra no Unibh com aparições de skatistas profissionais e surpresas ao público
Qual a importância dessa luta? Uma luta que utiliza desfiles e músicas para alcançar melhorias?…