Por William Araújo
Com a data do pleito se aproximando, o Jornal Daqui levantou alguns problemas do Buritis e região e questionou os candidatos sobre suas propostas para temas como meio ambiente, habitação, mobilidade, segurança, cultura e saúde.
Veja abaixo as respostas dos candidatos:
-
Ausência de equipamento público de saúde.
Délio Malheiros: segundo o candidato, o bairro Buritis passou por um crescimento populacional descontrolado em função do zoneamento manter-se, até 2010, favorável a ocupação de edifícios de grande porte. Apenas a partir do primeiro mandato da atual gestão, isso foi modificado.
Maria da Consolação: a candidata considera um erro pensar que um bairro de classe média não precisa de equipamento de saúde pública. Por isso, em sua proposta, a candidata pretende instalar, no bairro, um centro de saúde pública.
Sargento Rodrigues: o candidato informa que uma promessa de equipamento público para o bairro, sem avaliar criteriosamente a necessidade em relação aos demais bairros da cidade, seria leviana.
-
Falta de um Centro de Cultura e de incentivos no setor.
Délio Malheiros: o candidato pretende incentivar em toda a cidade a ocupação de espaços públicos para o lazer. Além disso, procurará manter e ampliar o Projeto Arte na Escola.
Maria da Consolação: segundo a candidata, o Buritis tem potencial para ampliar a oferta de cultura. Pretende consultar a população sobre seus interesses e utilizar espaços escolares para ações culturais.Sargento Rodrigues: para cultura, o candidato explica que todos recursos não vinculados das pastas podem ser discutidos e destinados, democraticamente, por meio da participação social, à cultura.
-
Carência na educação pública de qualidade (unidades UMEI).
Délio Malheiros: informa que os impostos municipais são direcionados para saúde, educação, políticas sociais, cultura e outros setores. Com respeito às UMEIs, diz que a meta é implantar 22 novas unidades.
Maria da Consolação: a candidata é favorável a uma escola plural, que reúna todas as classes sociais. Pretende instalar UMEIS em toda a cidade, inclusive Buritis.
Sargento Rodrigues: nosso plano de governo prevê acabar com a fila de espera por vagas nas UMEIS. Isso é possível, construindo mais 70 unidades em toda Belo Horizonte.
-
Problemas crônicos de mobilidade, trânsito e estrutura viária.
Délio Malheiros: o candidato explica que o fortalecimento do comércio local e geração de novas oportunidades de trabalho no Buritis serão incentivados para que ajudem as pessoas a não deixarem a região. Isso auxiliará no trânsito.
Maria da Consolação: maria da Consolação explica que a solução para o trânsito no bairro é melhorar o transporte público, espelhando-se no exemplo de São Paulo.
Para os problemas referentes à estrutura viária do bairro, a candidata alega que o combate à corrupção e fiscalização das obras é o caminho para resolvê-los.
Sargento Rodrigues: considera que a lógica de alargamento de vias, por si só, não funciona mais. Por isso, propõe uma revolução no transporte de Belo Horizonte, abrindo a “caixa preta” da BHTrans e empresas de ônibus, além de lutar por verba para o metrô e incentivar a PPPs.
Sobre o asfalto do bairro, o candidato diz que uma obra de 700 mil pode e deve ser feita.
-
Melhoria nas condições de saneamento básico e coleta seletiva.
Délio Malheiros: responde que BH é uma das cidades que tem saneamento básico para quase 100% da população. Quanto aos rejeitos, o tratamento é inovador, mas muito precisa ser feito.
Maria da Consolação: na questão de saneamento básico, a candidata afirma que criará parques lineares nas margens dos córregos. Além disso, pretende manter a limpeza e incentivar, por meio da educação, novas posturas.
No que se refere à coleta seletiva, de acordo com a candidata, o bairro pode ser o primeiro a ter 100% da coleta seletiva implantada.
Sargento Rodrigues: para resolver as ocupações irregulares que margeiam os córregos do bairro, o candidato propõe a criação e utilização de um fundo para construção de residências populares. Além disso, com respeito à coleta seletiva, Sargento Rodrigues explica que precisa ser aumentada gradativamente para que, em quatro anos, esteja universalizada.
-
Segurança e presença da guarda municipal.
Délio Malheiros: o candidato informa que trocará, no bairro, todas as lâmpadas de vapor de sódio e mercúrio por LEDs; conectará, em Belo Horizonte, mais 1600 câmeras de monitoramento por vídeo ao COP e fortalecerá o treinamento para a Guarda Municipal, que portará armas de fogo.
Maria da Consolação: a candidata responde que a Guarda Municipal não terá porte de armas e que o caminho para diminuir a violência é a inclusão.
Sargento Rodrigues: o candidato promete o aumento de 50% do efetivo da Guarda Municipal, além de treinar e armar. Informa que a Guarda Municipal precisa atuar consoante a PMMG e PCMG para intensificar o policiamento e prevenir a criminalidade. Esclarece que câmeras serão instaladas no bairro.
Respostas na íntegra:
Sem comentários