Corridas de kart são realizadas por moradores da região há oito anos, em campeonato conhecido como Netkart

 

Por Victória Trigueiro

 

O campeonato é dividido em duas categorias, entre pilotos experientes e iniciantes. Os vencedores das duas categorias têm  direito ao pódio,  troféus e prêmios em dinheiro.

A premiação ocorre com a entrega de troféus aos cinco primeiros colocados de cada categoria, em cada uma das dez etapas. Além dos troféus, todos os ganhadores recebem uma premiação em dinheiro, convertida em créditos no campeonato do ano seguinte.

Qualquer pessoa pode participar do torneio. Para isso, basta entrar em contato com os organizadores, no Kartódromo Internacional de Betim, onde as corridas acontecem, ou pelo site da Netkart.

Ao todo, são dez corridas ao ano, mas, para aqueles que quiserem participar só por uma vez, basta estar no kartódromo com uma hora de antecedência à corrida e procurar pelos organizadores na secretaria. A próxima corrida ocorrerá no dia 06/08, às 16h, no Kartódromo Internacional de Betim.

Box: O Kartismo

A corrida de Kart, criada na década de 50, nasceu com a intenção de entreter soldados na Segunda Guerra, com carros que pesavam de 70 a 150 quilos. O veículo foi criado para correr pelo hangar, em pistas projetadas pelos aviadores.

Hoje, com pistas especializadas para esse tipo de esporte, muitos amantes de adrenalina se juntam para praticá-lo em forma de competição.Os carros usados em competições são diferentes dos que não têm essa finalidade. Eles contam com um ajuste mecânico de desempenho distinto dos demais karts, que são alugados para um visitante comum.

No bairro Buritis, o custo da corrida é de R$ 135,00, que inclui a locação do kart do próprio kartódromo.