Por Luciano Neto

O cruzamento entre as Avenidas Prof. Mário Werneck e Deputado Cristovam Chilaradia tem causado transtornos aos moradores do bairro Buritis há muito tempo. O motivo é a visão prejudicada, uma vez que a preferência é do motorista que cruza a Av. Mário Werneck e acessa a saída para o Anel Rodoviário, e não do motorista que está subindo no sentido Raja Gabaglia.

Como tratava-se de algo fora do comum, ou seja, quem seguia reto precisava parar e dar a preferência a quem estivesse cruzando a via, sentido Anel Rodoviário, muita gente, que não conhecia bem a área, costumava ignorar a placa de PARE e seguir em frente sem respeitar a preferência. Isso sempre gerou muita confusão, além de uma alta probabilidade de acidentes.

Segundo o Tenente da Polícia Militar, responsável pela comunicação do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), Marcos Said, foram registrados 253 acidentes na Av. Mário Werneck no período entre janeiro e agosto deste ano.

Em reunião realizada na sede da BHTrans, no Buritis, na última semana de junho, foi definida a implantação de um semáforo neste local, além de outro semáforo na rua Rua Jornalista Guilherme Apágua, que passa a ser mão única, permitida somente para quem está descendo.

O órgão, por meio de sua assessoria, informou que o objetivo da implantação é a melhoria da segurança para motoristas e pedestres, além da organização do tráfego no local e explica sobre uma interseção da Avenida Professor Mário Werneck com a Avenida Deputado Cristovam Chiaradia: mantém os movimentos atuais e, no sentido Buritis/Palmeiras, é permitido o retorno para veículos de até 2 toneladas. Faixas de tecido foram implantadas para orientar os motoristas sobre a circulação e os acessos, e agentes da BHTrans monitoram o local. Os semáforos começaram a funcionar no dia 5 de setembro.

Nova organização do trânsito. Fonte: BHTrans

 

Av. Mário Werneck com Av. Dep. Cristovam Chiaradia. Fonte: Google

 

Av. Mário Werneck com a R. Jornalista Guilherme Apágua. Fonte: Google

Moradora do bairro, Irma Gonçalves nos contou sua satisfação com a instalação dos semáforos e alertou sobre outro cruzamento perigoso na região.

“Os semáforos podem ajudar na organização do cruzamento. Tem também outro cruzamento que necessita de um semáforo no bairro Estrela Dalva, aqui do lado, entre as ruas Paulo Dinis Carneiro e Geórgia.”

Para solicitações de melhorias em sua região, acesse o portal da Prefeitura de Belo Horizonte.