Por William Araújo
Nesta semana, moradores do bairro Buritis se depararam com uma grande quantidade de besouros da família Carabidae, gênero Calosoma, também conhecidos como “Besouros caçadores de lagarta”. O clima úmido e quente que está estacionado na cidade propicia o aparecimento do inseto.
Com hábitos noturnos, os besouros medem cerca de 1 cm a 1,5 cm e se alimentam de lagartas e, ocasionalmente, mariposas. A infestação se deve à combinação de altas temperaturas e chuva que, somadas à época de reprodução da espécie, aumentam drasticamente a população do inseto.
De acordo com o Doutor em Zoologia pela UFMG e coordenador do curso de Ciências Biológicas do UniBH, Igor Coelho, outro fator é o possível desequilíbrio ambiental: ausência de predadores ou intensa oferta de alimento.
Os insetos se aglomeram em cantos e quando tocados podem picar ou expelir um líquido mal cheiroso e abrasivo para autodefesa, o qual, pode irritar as mucosas da pele. Regiões urbanas e rurais podem servir como habitat natural da espécie.
Ainda, de acordo com o Doutor Igor, outros insetos encontram nas condições climáticas atuais meio favorável para procriação, como é o caso de baratas. A ocorrência dos besouros não é rara, sendo uma prática comum entre agricultores para o controle de pragas (lagartas) em plantações.
Estes insetos, os besouros, são mais benéficos do que nocivos.
Para evitar a infestação e maiores complicações, moradores deverão isolar frestas de portas, manter as janelas fechadas no período noturno, que é quando o besouro está mais ativo, e evitar que crianças fiquem brincando ou se aproximando do inseto, conta Igor.
Os moradores não precisam se preocupar, pois “daqui a pouco o inseto irá ter a população diminuída e voltará ao equilíbrio”, tranquiliza o Doutor.
Ouça abaixo a entrevista com o Doutor Igor:
– Qual a espécie dos besouros que estão infestando Belo Horizonte?
Espécies da família Carabidae, gênero Calosoma.
– Qual o habitat natural deste inseto?
Tanto regiões urbanas quanto rurais podem servir de habitat para a espécie.
– Por que agora, no período chuvoso, eles estão aparecendo?
Em períodos do ano que existem temperaturas mais elevadas e umidade, a taxa metabólica dos insetos aumenta. O desenvolvimento dos ovos até a fase adulta fica mais rápido, o que ocasiona explosões demográficas do inseto.
– Existe algum predador natural para a espécie?
Estes insetos são predadores e geralmente se alimentam de lagartas, podendo, também, consumir mariposas. Eles podem ser predados por aves, normalmente.
– Qual o motivo de existirem tantos?
Provavelmente, por causa de um desequilíbrio ambiental.
– Eles são nocivos à saúde?
Eles não são nocivos para o homem, mas como precisam se defender de predadores, precisam produzir uma substância que pode ser irritante para a pele humana.
– Como a população pode se precaver?
Evitar que as crianças brinquem com o inseto e isolar frestas, mantendo janelas fechadas.
A extração de sisos é crucial para a saúde bucal. Qual a idade ideal? Quais…
Entenda a importância de uma seguradora de carros para esse tipo de acidente
Por Rafael Braga Naturalmente durante o inverno, o movimento de sorveterias e gelaterias cai consideravelmente…
A amostra no Unibh com aparições de skatistas profissionais e surpresas ao público
Qual a importância dessa luta? Uma luta que utiliza desfiles e músicas para alcançar melhorias?…