Por Victória Farias
O Comida di Buteco é uma competição entre bares que acontece há, aproximadamente, 18 anos. Foi pensada para ser uma disputa local, em que, perante uma proposta culinária, um bar é consagrado campeão.
No Buritis, o bar Era Uma Vez Um Armazém participa do concurso com o prato Ninho de Minas, que tem como ingredientes um bolinho de paella mineira com queijo canastra servido em ninho de crispsy de couve. A receita é acompanhada de molho à base de geleia de cachaça e pimenta rosa.
Atualmente, a competição acontece em 20 cidades diferentes espalhadas pelo país. O concurso já conta com 17 vencedores ao longo da sua trajetória e logo conhecerá o 18º.
Entre os dias 14 de abril e 14 de maio, 49 bares belo-horizontinos disputam entre si a visibilidade de ter o melhor prato da cidade (de acordo com os ingredientes temáticos).
Segundo a organização, uma das restrições para a participação do concurso é o estabelecimento ter como proprietário (a) apenas uma pessoa ou, então, várias que sejam da mesma família. Por esse motivo, a maioria dos bares participantes do são considerados botecos familiares.
O concurso é dividido em duas etapas: a etapa local e a nacional.
Para se escolher o vencedor da etapa local, os bares são visitados pelo púbico e pelos jurados. São avaliados quatro critérios qualitativos que recebem notas de um a dez: tira gosto, atendimento, temperatura da bebida e higiene.
O público é responsável por 50% das notas, e os outros 50% são para os jurados. As notas somadas significam a nota final. Na etapa nacional, apenas os jurados votam, utilizando os mesmos critérios.
Paulo Abreu, um dos responsáveis pela organização da competição, ressalta “Somos uma competição, um concurso e não um festival ou evento”
Nesta edição 521 bares participarão.
Os vencedores de Belo Horizonte ao longo do tempo foram:
Os “cereais” são o ingrediente base do ano de 2017. De acordo com os organizadores do evento, o tema escolhido é discutido e eleito por apresentar maior abrangência e variedade de petiscos possíveis.
Segundo a nutricionista e professora do UniBH, Larissa Lovatto, os cereais são alimentos necessários a saúde, pois são fonte de energia. Eles vêm em forma de trigo, centeio, arroz, milho, cevada, entre outros.
A melhor opção é ingeri-los refogados ou assados, pois sua versão frita pode conter muita gordura, o que não é recomendado à saúde, afirma a nutricionista.
Além disso, as versões integrais dos cereais, como o arroz, flocos, farinha e farelo de aveia possuem ainda mais fibras, o que auxilia na saciedade, aumentando o tempo entre uma necessidade de alimentação e outra.
Já as farinhas brancas e os demais cereais refinados não contribuem para a saúde, devendo ser evitados.
Em relação a mistura entre bebidas alcoólicas e cereais, a nutricionista afirma que não há nenhum impedimento sobre o consumo.
O horário de atendimento do bar Era Uma Vez um Armazém é de terça à sexta de 13h às 22h, sábado de 15h às 22h e domingo de 08:30h às 15h. O bar não funciona às segundas-feiras.
O estabelecimento fica localizado na av. Professor Mário Werneck, número 3200, Buritis.
O prato Ninho de Minas, que é o prato participante do concurso, pode ser degustado por R$ 25,90.
A extração de sisos é crucial para a saúde bucal. Qual a idade ideal? Quais…
Entenda a importância de uma seguradora de carros para esse tipo de acidente
Por Rafael Braga Naturalmente durante o inverno, o movimento de sorveterias e gelaterias cai consideravelmente…
A amostra no Unibh com aparições de skatistas profissionais e surpresas ao público
Qual a importância dessa luta? Uma luta que utiliza desfiles e músicas para alcançar melhorias?…