Por Ney Felipe

 

É cada vez mais frequente, nas ruas de bairros como o Buritis, encontrar cães, gatos e até cavalos passeando livremente. Muitas pessoas aproveitam as redes sociais para informar sobre um gatinho abandonado ou sobre um cão em dificuldades. Foi o que aconteceu esta semana, na rede de moradores, em relação a um cão que circula pelo bairro há algum tempo e a um gatinho encontrado na garagem de um prédio.

O que fazer?

Nestes casos, a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) precisa intervir em várias frentes, principalmente na conscientização e educação de moradores em relação aos animais.

A guarda responsável, por exemplo, inclui não apenas manter o animal em casa, mas também cuidados com alimentação, higiene, vacinas, castração, esterilização e orientações sobre como realizar passeios de forma segura com o seu animal;

           Cartilha da PBH (Fonte: Divulgação – PBH)

Com relação aos animais encontrados nas ruas, o Centro de Controle de Zoonoses  (CCZ) promove o recolhimento de cães e gatos. Em média, são 260 animais recolhidos mensalmente. 

Eles passam por avaliação clínica veterinária na unidade, têm uma ficha preenchida, passam por vacinação antirrábica, controle de ectoparasitas e endoparasitas, e microchipados. E no caso dos cães também são realizados testes sorológicos para diagnóstico de leishmaniose visceral.

O recolhimento é feito mediante solicitação da população pelos telefones 3277-7413, 3277-7411 e 3277-7414. Além deste trabalho, o CCZ realiza esterilizações cirúrgicas (castração) gratuitamente, de forma agendada. O atendimento acontece de 2ª a 6ª feira, das 8h às 17h na Rua Edna Quintel, 173, bairro São Bernardo.

Estes endereços e telefones de contato podem ser acessados também para quem quer adotar um animalzinho.