Por Renato Vasconcellos
O bairro Buritis está localizado na região Oeste de Belo Horizonte e possui mais de 29 mil habitantes. O bairro é listado como o segundo maior do município, sua área é calculada em 3,823 quilômetros quadrados.
Existe uma peculiaridade geográfica e histórica no bairro, a começar pelo nome “Buritis”, já que não existem registros desta espécie de árvore no local. Foi batizado pela então Secretária de Planejamento Urbano da capital, Dra. Ismaília de Moura Nunes, em 1976. A inspiração foi concebida por meio da produção literária “Grande Sertão: Veredas”, de Guimarães Rosa, escritor e amante declarado das árvores buritis.
Por se tratar de um bairro muito grande e afastado da região central, existe um folclore ‘‘belorizontino’’ que se refere ao Buritis como se fosse outra cidade. Devido ao tamanho e o número de pessoas que habitam o local, a economia do bairro se expandiu.
Os serviços essenciais como clínicas, unidades de atendimento médico e farmácias estão disponíveis para o consumo da população. Os empreendimentos comerciais como shoppings, hipermercados e lojas também participam ativamente da economia gerada pelo bairro.
No entanto, a pandemia causada pela Covid-19 obrigou os estabelecimentos comerciais a reinventarem os procedimentos. Os comerciantes do bairro e seus funcionários procuram alternativas e soluções para continuarem trabalhando de maneira segura.
O cenário da quarentena prejudica a prestação de serviços, porém ainda existe a demanda pelo consumo, principalmente dos “itens básicos”. Desta forma, a Associação do Bairro Buritis (ABB) antecipou o projeto do APP “Sou Mais Buritis”. A plataforma foi desenvolvida para auxiliar os comerciantes e as pessoas que residem no bairro. O aplicativo também integra notícias, informações de utilidade pública e anúncios indexados. A intenção é tornar mais próxima a relação entre consumidor e a empresa anunciada no app.
O presidente da ABB, Bráulio Lara, confessa ter acelerado o processo de desenvolvimento do aplicativo devido ao momento de isolamento social, porque as pessoas precisam consumir com segurança enquanto aguardam, em suas casas, o fim da pandemia.
“Este aplicativo era um projeto para avançar no final de 2020. No entanto, pelo momento, ele pode ser uma ferramenta que vai ajudar muitos comerciantes em um momento tão sensível. É bom para o comerciante, é bom para o morador, enfim, é bom para o bairro”.
A plataforma está disponibilizada gratuitamente para download nos sistemas IOS, na versão13.2, e Android.
A Associação do Bairro Buritis contratou a Yat Comunicação Corporativa para criar o aplicativo. A seleção da empresa foi uma etapa importante. Foi levado em consideração o reconhecimento nacional e internacional da empresa no mercado. A empresa, que possui sede em Belo Horizonte, é reconhecida pelo desenvolvimento do aplicativo de sócio torcedor do Flamengo, clube de futebol do Rio de Janeiro.
É necessário apurar o desenvolvedor minuciosamente, pois os dados dos usuários estão em trânsito por meio do sistema White Label.
O termo White Label, ou faixa branca, é bastante comum no universo corporativo e das startups. É considerado como SaaS, sigla em inglês que significa “Software as a Service”, (software como serviço). Basicamente, a operação comercial consiste no usuário não ter a necessidade de comprar a licença do produto, e sim usufruir do serviço selecionado.
A empresa assume a identidade visual do cliente, com o layout, cor, design e logos. O usuário final faz o download do aplicativo da empresa, desta forma, acontece a terceirização do atendimento virtual. Para resumir, o White Label é um modelo de negócio que oferece canais tecnológicos para as empresas contratantes atuarem no mercado.
A finalidade do aplicativo é situar o consumidor aos produtos acessíveis do bairro. Para o desenvolvimento desta matéria, foi necessário acompanhar a evolução do sistema oferecido pelo “Sou Mais Buritis”.
Durante o mês de maio, Bráulio Lara, presidente de ABB, forneceu os detalhes do projeto. Inicialmente, como foi algo antecipado para o dia 11 de maio de 2020, o engajamento e a adesão não apresentaram resultados satisfatórios.
De qualquer forma, estes primeiros contatos com alguns usuários geraram dados que foram analisados. Foram feitos ajustes no software, porém o app não havia apresentado “bugs” ou defeitos no sistema. No dia 22 de maio, a ABB lançou uma nova campanha de marketing digital com o slogan “tenha o Buritis no celular”, a ação publicitária busca novas adesões.
Segundo Bráulio, o bairro Buritis possui 550 empreendimentos com lojas físicas. No dia 3 de junho, o número de usuários chegou a 102 empresas cadastradas, e 28 estão em análise.
“De 30 mil habitantes, digamos que tenhamos 10.000 pessoas aptas, potenciais a usar o aplicativo. Estamos com 102 usuários registrados. A pessoa tem que criar um login e senha ou entrar com credenciais do Google ou Facebook. Então, estamos falando de 1%. No prisma empresarial, de 550 empresas, 30 empresas estão entrando no APP, ou seja, 5%. Estamos bem no início.”
Para compreender a experiência do usuário com o aplicativo foi realizada uma entrevista com um dos comerciantes do bairro.
Nome completo: Rômulo Belfort
Idade: 40 anos
Profissão: Administrador de Empresas, TI e Comerciante do Bairro Buritis
Como você conheceu o Aplicativo?
Conheci o aplicativo através do Jornal Folha Buritis.
Você acompanha as publicações dentro do app?
Sim, sempre que possível dou uma verificada nas novidades, o que anda acontecendo pelo bairro e sobre as lives que a ABB irá realizar. Gosto muito das entrevistas e prestação de contas do que a Associação do Bairro Buritis vem fazendo pelo bairro.
Produz publicações?
Sim. Inclusive, já enviei os dados da empresa para a divulgação, pois nestes tempos de pandemia ajuda a divulgar nosso comércio. Sugiro aos comerciantes do bairro Buritis fazerem o mesmo porque o intuito da ABB é fortalecer o comércio do nosso bairro. É só enviar para “queroserdivulgado@associacaobairroburitis.com.br“.
Como é a sua experiência ao navegar pelo aplicativo?
A experiência é muito boa, pois a interface de navegação é fácil e, nos dias de hoje, com boa parte da nossa vida sendo direcionada para o mundo digital, temos que nos acostumar com isso. Além do mais, tudo é direcionado para o dia a dia do bairro Buritis
Dê a sua opinião sobre o projeto.
É um projeto ousado, pois normalmente vemos este tipo de iniciativa visando fins comerciais lucrativos e não para toda a comunidade, como é a intenção da Associação do Bairro Buritis. Mas, o meu apoio é incondicional. E creio que quanto mais ajudarmos a divulgar, mais pessoas e comerciantes apoiam o projeto também. A tendência é de crescer cada vez mais.
Detectou resultado positivo agregado ao sistema do aplicativo para o seu empreendimento?
O aplicativo é recente e a associação tem ampliado os meios de divulgação do app. No momento, acho importante é a nossa empresa, é ter a Associação do Bairro Buritis como parceiro, mas acredito que com o engajamento de mais comerciantes e moradores do bairro teremos mais uma forte ferramenta de divulgação do nosso comércio local, além de estarmos sempre com notícias fresquinhas do que vem acontecendo no bairro Buritis.
A extração de sisos é crucial para a saúde bucal. Qual a idade ideal? Quais…
Entenda a importância de uma seguradora de carros para esse tipo de acidente
Por Rafael Braga Naturalmente durante o inverno, o movimento de sorveterias e gelaterias cai consideravelmente…
A amostra no Unibh com aparições de skatistas profissionais e surpresas ao público
Qual a importância dessa luta? Uma luta que utiliza desfiles e músicas para alcançar melhorias?…
View Comments
Fiz gratuitamente um app para a avenida silviano brandao e os comerciantes nao deram a minima. Os campos seriam gratuitos ou 25 reais mensais. Que pena...