Por Gabriel Pimenta e Talissa Cardoso
O América Futebol Clube, tradicional clube mineiro que figura entre os 20 clubes da série A do Brasileirão, inaugurou, em fevereiro, uma Escola de Futebol Modelo que vai atender meninos e meninas com aulas de duas a três vezes na semana. A unidade encontra-se no Morro das Pedras, Região Oeste de Belo Horizonte, e integrará as mais de 90 escolas franqueadas em Minas Gerais e no Brasil todo pelo Coelho.
A Escola Modelo disponibiliza aulas ao longo da semana com turmas de 5 a 17 anos para os meninos. Já as meninas têm a oportunidade de desenvolver suas habilidades em turmas divididas de 11 a 14 anos e de 15 a 17 anos. As mais novas fazem aula mista com os garotos.
O futebol feminino é de grande importância para o clube, já que as atletas da escola modelo também têm a possibilidade de integrar o sub-20 do clube Mineiro, como demonstra Elói Assis, consultor das escolas de base do América:
“Existe uma integração muito grande… Recentemente fizemos avaliações com mais de 150 meninas talentosas que vieram aqui no Morro das Pedras, junto de toda equipe profissional do nosso feminino. Várias atletas foram selecionadas para categorias que não são competitivas, como sub-14 e sub-17 e também selecionamos meninas de 15 anos que já estão integrando o sub-20 feminino do clube”, explica o consultor.
O clube alviverde é conhecido por revelar grandes nomes do futebol Mundial, como o atacante Richarlison e o lateral Danilo, que estiveram presentes na última Copa do Mundo, realizada no Catar. A última grande revelação do clube americano foi o garoto Arthur, de 19 anos. O lateral direito foi vendido ao Bayer Leverkusen, da Alemanha, por um valor de aproximadamente 7 milhões de euros (cerca de R$38 milhões). Formado nas categorias de base do América, o jovem teve passagem por uma das escolinhas do clube, como conta Elói Assis.
“Aqueles atletas que se destacam dentro das escolas são observados pelos professores e técnicos, eles são encaminhados para nossa equipe de base para avaliações. Recebemos meninos do Brasil inteiro, que vêm por indicação das nossas escolas. Temos o exemplo do Arthur, que veio de uma escola oficial do América, se inseriu nas categorias de base e hoje chegou à seleção Brasileira. Ele tem 19 anos, foi campeão sul-americano e foi vendido ao Bayer Leverkusen”, comenta Elói.
O consultor do clube Mineiro também comentou que existem planos para expandir as escolas do América para o exterior. Hoje o clube conta com 81 unidades em Minas Gerais, além de outras em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Teresina e Manaus. Elói afirmou que existem contratos em andamento para a abertura de duas unidades em Lisboa, Portugal.
Sem comentários