Por Isabela Santana e Laura Mourão
A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), informa que a obra de contenção em gabião, na margem do Córrego Cercadinho, está prevista para iniciar em fevereiro. O trecho, próximo à esquina da Rua Orquídeas com Rua das Espatódias, tem uma extensão de 66 metros.
A licitação foi aberta em outubro de 2019, por intermédio da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (SMOBI 037/2019), e promete investir R$ 569 mil nesta obra, com execução prevista para 120 dias a partir da assinatura da primeira ordem de serviço.
A Sudecap foi responsável por supervisionar as propostas comerciais das empresas interessadas em participar da licitação, vencida pela Conservasolo Engenharia de Projetos e Consultoria Técnica Ltda. A superintendência também deve supervisionar a execução dos trabalhos.
De acordo com a assessoria da SMOBI, o que motivou a abertura da licitação foi o processo erosivo que culminou em desestabilização das margens e vias marginais, necessidade identificada pela Gerência Regional de Manutenção da regional Oeste, da Sudecap, durante vistorias técnicas rotineiras.
“A execução da estrutura de contenção em gabião será de grande importância no que diz respeito à garantia da integridade das vias e do córrego”, afirmou a assessoria da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura.
CÓRREGO VIVO
De acordo com Carla Magna, ambientalista do Projeto Cercadinho Vivo, o córrego ainda possui vida, com muitos peixes, garças e patos d’água, principalmente próximos à nascente, localizada no bairro Buritis. O saneamento básico deveria ser feito de forma rigorosa, com a retirada da coleta de esgoto do córrego, evitando possíveis inundações.
“As obras são importantes e esperadas. E, como ambientalista, acredito que a canalização dos fundos dos córregos impede o escoamento da água e faz um corredor violento de água, que gera inundações”, relatou Carla.
Parabéns pela reportagem, tema muito importante para Região Oeste