Por Allysson Aguiar
No dia 06 de novembro foi lançado o edital Outros Territórios – Chamada Internacional de Projetos para Intervenção Urbana. A proposta é para o bairro Buritis, localizado na região Oeste de Belo Horizonte. O Outros Territórios é um conjunto de intervenções efêmeras, que acredita ser um projeto inovador, devido aos benefícios que propõe trazer para o bairro e para a cidade. As palafitas podem ser ocupadas com peças teatrais, dança, esportes radicais, projeções de vídeo, light art, paisagismo e pinturas.
A ocupação, idealizada pela Vazio S/A, junto ao Coletivo Aurora e ao Curador Eduardo de Jesus, busca trazer uma maneira de mostrar que pequenas intervenções podem gerar transformações duradouras, mesmo com recursos limitados.
Ela é também uma forma de convergir arquitetura, artes visuais, paisagismo e ecologia em uma proposta de gentileza urbana, já que esses espaços poderão contribuir para maior acesso à cultura.
As intervenções poderão ser únicas, passageiras, e outras poderão permanecer, desde que o legado material seja de interesse do condomínio ou do bairro.
A iniciativa divide opiniões entre os moradores. Para Joel Gaspar, geólogo de 74 anos, não falta nenhum espaço cultural no bairro. “Eu vou sempre ao cinema, está vazio e vai acabar falindo porque ninguém vai”, pondera.
Por outro lado, o estudante Pedro Coronha, de 19 anos, sente falta de espaços culturais no Buritis. “Podia ter teatro, algumas apresentações, algo relacionado a arte, exposição, algo do tipo”, sugeriu o jovem. Na opinião do estudante, a proposta de intervenções artísticas é muito interessante e pode ajudar a disseminar o acesso à cultura.
Já para o presidente da Associação Bairro Buritis, Bráulio Lara, o projeto pode trazer grandes vantagens econômicas para o bairro. “É um projeto pioneiro, então, se esses espaços de fato virarem uma forma de atração cultural, certamente teremos alguns benefícios”, contou.
Para Carlos Teixeira, fundador do escritório de arquitetura Vazio S/A, integrante da comissão organizadora, “os projetos com um nítido potencial de requalificação do edifício, relacionados à passagem do tempo, ou cujo legado material seja de interesse do condomínio ou do bairro são passíveis de se tornarem permanentes”.
Contudo, no projeto Outros Territórios, está imbuída a ideia de transformação e, principalmente, de propor uma maneira inusitada e livre para discussão de problemas urbanos específicos e locais, explica Teixeira.
Como participar
Profissionais e estudantes de diversas áreas como arquitetura, artes visuais, paisagismo, design e artes cênicas/performáticas poderão apresentar suas ideias. Não há limitação no número de integrantes das equipes, assim como não há restrição à formação de equipes multidisciplinares.
O edital foi aberto no dia 6 de novembro e as propostas poderão ser enviadas até 22 de janeiro de 2019, por meio do preenchimento da ficha de inscrição disponível no endereço www.outrosterritorios.com.br. As propostas devem ser elaboradas com textos e imagens.
A seleção será feita em duas fases. Na primeira, as propostas selecionadas serão expostas no espaço cultural Viaduto das Artes, localizado na região do Barreiro, em Belo Horizonte. Este espaço se adéqua ao objetivo do Outros Territórios, por ser instalado sob dois viadutos.
Na segunda fase, as propostas vão ser discutidas de acordo com os fatores de captação de recursos, negociação com condomínios e outros aspectos referentes a viabilidade de execução das propostas.
O Outro Território, por meio da organização, promoverá uma intervenção em forma de festival cultural. Algo a ser considerado é o custo da proposta, R$ 20.000,00 (vinte mil reais) como limite máximo de custos. O resultado da seleção será divulgado no site oficial www.outrosterritórios.com.br e nos sites parceiros no dia 29 de janeiro de 2019.
Sem comentários