Uniformes criados por alunos do UniBH estrearão no segundo semestre de 2017
Por Gabriella Hott
Na noite desta sexta-feira, 02, o time BH Rugby promoverá um desfile, no Campus Estoril do Centro Universitário de Belo Horizonte – UniBH -, para a escolha de seu novo uniforme. A iniciativa é uma parceria entre o clube e os alunos dos cursos de Bacharelado em Design, Eventos e Educação Física do Instituto, que ficaram responsáveis pelo desenvolvimento dos modelos que foram apresentados para a competição.
O motivo da interação é solidificar os laços entre alunos e o mercado de trabalho, proporcionando experiências e aprimorando a prática dos discentes. Contudo, as empresas também saem ganhando com a vontade e expertise dos profissionais acadêmicos envolvidos.
Para que o uniforme seja escolhido, foi desenvolvida uma competição entre os grupos de trabalho interdisciplinar de graduação, TIG, em que os alunos puderam criar e apresentar toda a identidade visual do clube. Foram seis equipes para elaboração das propostas, que abordavam desde a logo até os uniformes do time.
De acordo com Rangel Sales, orientador do projeto, este envolvimento “é interessante porque coloca os nossos alunos do curso de bacharelado em design em contato com o entorno. Isso acaba sendo uma via de mão dupla, em que o entorno consegue tirar o que é melhor possível dos nossos alunos e os alunos conseguem mostrar para a comunidade o que eles têm de bom.
A Mestre em Design pela UEMG, Teresa Campos Viana, comenta a importância da relação entre disciplinas no desenvolvimento profissional dos alunos:
O que é o Rugby?
O campo mantém algumas proporções similares ao do campo de futebol com o máximo de 144 metros de comprimento para 70 de largura. O jogo é proibido em qualquer piso duro, como asfalto e sintéticos.
Existem dois gols em formato da letra H, um de cada lado, com a largura de 5,6 metros. A trave horizontal fica a três metros do solo.
O Rugby Football surgiu na década de 1820, em uma cidade de Inglaterra chamada Rugby. Tem similaridades com o Futebol e Futebol Americano. Existem duas modalidades que variam de acordo com a quantidade de jogadores em campo.
A primeira modalidade, com 15 jogadores de cada lado, tem dois tempos de 40 minutos cada e o objetivo é o mesmo da modalidade de sete jogadores em cada lado (nessa modalidade são contados dois tempos de sete minutos cada): marcar mais pontos.
As principais características do Rugby são:
- Os jogadores podem usar pés e mãos em contato com a bola (formato semelhante à bola de Futebol Americano)
-
Enquanto os jogadores estiverem usando as mãos, somente podem locomover a bola trocando passes para trás ou lateralmente, ou então, carregando em corrida para frente. Os passes de mão são permitidos apenas para o jogador de trás ou do lado
-
Se o jogador quiser passar a bola para outro que está à frente, deverá fazê-lo pelos pés
-
Quatro árbitros apitam a partida, mas apenas um comanda
-
Existem dois cartões aplicados ao jogo, o amarelo (suspensão do jogador por dez minutos fora da partida) e o vermelho (suspensão definitiva pelo resto da partida)
Além disso, o posicionamento dos jogadores é atribuído à numeração de suas camisas:
- Pilares (camisas 1 e 2) – Jogadores mais fortes que formam frente com o Hooker
-
Hooker (camisa 4) – Jogador com forte porte físico e responsável por fazer o lançamento com os pés para os alinhamentos. Conhecido também como talonador
-
Scrum-half (camisa 3) – Jogador mais habilidoso e responsável por fazer a ligação dos fowards e os backs
– Abertura (camisa 5) – é o di stribuidor da equipe, todas as bolas de linha passam por ele. Seria similar ao armador do futebol. É também o jogador mais marcado no campo
- Centro (camisa 6) – Faz a ligação do centro à ponta. Cobre o ataque e defesa
– Ponta (camisa 7) – Menor entre os outros jogadores, é responsável por pontuar. É o velocista do time.
BH Rugby
Segundo Felipe Maciel, atleta e colaborador do time, “além dos uniformes, estamos avaliando também as propostas para a identidade visual e comunicação do clube. Para avaliação, estamos considerando alinhamento com os ideais e imagem do UNI/BH Rugby e com o próprio esporte”.
Perguntado sobre as expectativas do resultado, Felipe disse que as equipes ficaram encarregadas da criação dos uniformes para ambos times, feminino e masculino. Após a decisão da competição, o time se encarregará de encomendar a produção dos uniformes com a Sanrad Confecções, fabricante parceira do clube.
Espera-se que sejam inaugurados na próxima temporada de competições nacionais, que ocorrem no segundo semestre de 2017.
Veja a galeria de modelos de uniformes femininos e masculinos.
Sem comentários