Com sete vitórias consecutivas, o time, que treina no Estoril, é heptacampeão
Por Welleson Mendes e William Araújo
Na sétima partida do VII Campeonato Mineiro de Rugby XV, no último sábado (18), o time venceu a partida contra o
Uberlândia, com um placar de 51 x 05. O jogo aconteceu no Centro Universitário de Belo Horizonte.
O campo, localizado na rua Líbero Leone, n.º 259, no bairro Buritis, é adaptado para a modalidade de esporte e já foi palco para quatro outras disputas desde o início do campeonato em dia 27 de fevereiro de 2016.
O BH Rugby acumula 29 pontos, invicto no campeonato. Foram sete jogos e sete vitórias. O time desafiante do anfitrião é o penúltimo colocado e não venceu ainda no torneio.
Os próximos jogos acontecem no dia 25/06, contra o Nova Lima Rugby, e no dia 02/07, contra o Elói Mendes.
Tabela do campeonato
Classificação
Características do Rugby
O campo mantém algumas proporções similares ao do campo de futebol com o máximo de 144 metros de comprimento para 70 de largura. Ademais, o jogo é proibido em qualquer piso duro, como asfalto e sintéticos.
Existem dois gols em formato da letra H, um de cada lado, com a largura de 5,6 metros. A trave horizontal fica a três metros do solo.
[imagem internet]
O Rugby Football surgiu na década de 1820, em uma cidade de Inglaterra chamada Rugby. Tem similaridades com o Futebol e Futebol Americano. Existem duas modalidades que variam de acordo com a quantidade de jogadores em campo.
A primeira modalidade, com 15 jogadores de cada lado, tem dois tempos de 40 minutos cada e o objetivo é o mesmo da modalidade de sete jogadores em cada lado (nessa modalidade são contados dois tempos de sete minutos cada): marcar mais pontos.
As principais características do Rugby são:
- Os jogadores podem usar pés e mãos em contato com a bola (formato semelhante à bola de Futebol Americano)
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Enquanto os jogadores estiverem usando as mãos, somente podem locomover a bola trocando passes para trás ou lateralmente, ou então, carregando em corrida para frente. Os passes de mão são permitidos apenas para o jogador de trás ou do lado
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Se o jogador quiser passar a bola para outro que está à frente, deverá fazê-lo pelos pés
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Quatro árbitros apitam a partida, mas apenas um comanda
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Existem dois cartões aplicados ao jogo, o amarelo (suspensão do jogador por dez minutos fora da partida) e o vermelho (suspensão definitiva pelo resto da partida)
Além disso, o posicionamento dos jogadores é atribuído à numeração de suas camisas:
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Pilares (camisas 1 e 2) – Jogadores mais fortes que formam frente com o Hooker
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Hooker (camisa 4) – Jogador com forte porte físico e responsável por fazer o lançamento com os pés para os alinhamentos. Conhecido também como talonador
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Scrum-half (camisa 3) – Jogador mais habilidoso e responsável por fazer a ligação dos fowards e os backs
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Abertura (camisa 5) – é o di stribuidor da equipe, todas as bolas de linha passam por ele. Seria similar ao armador do futebol. É também o jogador mais marcado no campo
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Centro (camisa 6) – Faz a ligação do centro à ponta. Cobre o ataque e defesa
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Ponta (camisa 7) – Menor entre os outros jogadores, é responsável por pontuar. É o velocista do time
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