Embora a reunião tenha grande importância para a segurança do Buritis, a falta de moradores presentes pode comprometer encontros futuros.

Por Luiz Vila Real, Welleson Mendes e William Araújo

Na última terça feira (10), às 14h30, na 126ª Companhia (responsável pelo patrulhamento do bairro Buritis e região), aconteceu a reunião do Conselho Comunitário de Segurança Pública – Consep. Na reunião, a liderança do Consep, a representante da regional oeste e BHTrans (Celeida Santos), a presidência da Associação de Moradores do Bairro Buritis – ABB, a diretoria da E. E. Pedro Franca e o Tenente Cunha, discutiram sobre problemas recentes e antigos da região.

A presidente do CONSEP, Cláudia Belezia, disse que as vans impedem a saída de moradores de prédios e, por vezes, estacionam em locais proibidos, dificultando o tráfego. Disse também sobre a situação da rua Vitório Magnavacca, que tem muitos bares e os frequentadores não respeitam os limites da lei do silêncio.

Na reunião também foram discutidos problemas que a Escola Estadual Pedro Franca, no bairro Olhos D’Água, está enfrentando. Adolescentes desconhecidos entram e saem da instituição sem autorização.

Além disso, foi reiterada a parceria da BHTrans com o Consep, que recebe as demandas de trânsito da região e direciona para o órgão público competente – decisão da Secretária de Administração da Regional Oeste, Neusa Fonseca.

Cláudia disse que as reuniões são mensais e é surpreendente como os moradores do Buritis não participam, considerando o número de reclamações feitas pelo bairro e a proximidade do local onde as reuniões acontecem.

Segundo ela, os poucos moradores que vão só participam até resolverem suas questões pessoais e não continuam com o mesmo empenho.

A presidente do Consep adverte: segundo a BHTrans, se não houver quórum nas próximas reuniões, deixarão de enviar a representante da Regional Oeste, Celeida Santos. O Consep é um mediador entre as demandas de trânsito da população do bairro e a BHTrans.

A representante Celeida é um canal de comunicação entre o Consep  e a BHTrans e sua falta na reunião pode prejudicar a efetividade do Conselho e o serviço realizado para os bairros.

Apesar da divulgação ter sido feita pelas redes sociais, não foi suficiente. Alguns moradores e comerciantes do bairro Buritis desconhecem a existência do Consep e dos encontros.

Adriano, comerciante e morador do Buritis, comenta que conhece o Consep, mas não soube da reunião.

Guilherme, morador do bairro Buritis, diz que não ficou sabendo da reunião e gostaria de propor algumas pautas.

 

A próxima reunião do Consep será no dia 14 de junho, na 126ª Companhia, rua José Laporte Neto, n.º 237. As reuniões ocorrem na segunda terça-feira dos meses, exceto em janeiro,  quando o conselho está de férias.